16ª Conferência Municipal de Saúde é realizada
Nesta quinta-feira (23) ocorreu a 16ª Conferência Municipal de Saúde, em São Bento do Sul. O evento foi realizado na Univille e contou com a presença de autoridades municipais, servidores da Secretaria de Saúde e membros da sociedade civil. Neste ano, a Conferência traz o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”.
O prefeito Antonio Tomazini compareceu no evento acompanhado da primeira-dama, Mônica Tomazini, e destacou a importância da Conferência para construção de políticas públicas, envolvendo o setor de saúde. “Por lei, temos de investir no mínimo 15% do orçamento em saúde, porém, nós investimos quase 30% só no ano passado e ainda pretendemos continuar com esse trabalho, fortalecendo as melhorias na estrutura, como fizemos com as reformas nos postos, contratação de pessoal, implantação de horário estendido em cinco unidades e outros programas feitos ao longo da gestão. Porém, queremos realizar muito mais e é aí que entra o trabalho em conjunto, onde, com a participação de vocês, podemos beneficiar toda a comunidade com as sugestões apresentadas na conferência municipal”, disse.
Na oportunidade, o secretário de Saúde, Marcelo Marques, realizou a abertura oficial da etapa municipal e agradeceu a todos os participantes. “É um processo importante e por isso, é necessário muito foco de todos para compreender que as diretrizes apresentadas aqui no município podem alcançar grandes resultados, principalmente nas solicitações que buscam atender as demandas da Secretaria Municipal de Saúde”, destacou.
Após a cerimônia de abertura, foi dado início a apresentação dos eixos da Conferência Municipal, com os seguintes temas:
- O Brasil que temos. O Brasil que queremos – Palestrante: Ana Cândida Lopes;
- O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas – Palestrante: Karen Lili Fechner;
- Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Palestrante: Rosilei T. Weiss Baade;
- Amanhã será outro dia para todos, todas e todes – Palestrante: Anderson Pfundner da Silva – Mediador: Gustavo Pedroza;
A Conferência de Saúde é promovida a cada quatro anos, realizada a nível municipal, estadual e nacional. É um espaço oportuno para o diálogo entre o governo e sociedade para construção de políticas públicas do Sistema Único de Saúde – SUS. Na etapa municipal, também é feita a escolha dos delegados participantes dos próximos níveis.