Peça teatral busca conscientizar estudantes
Na próxima quinta-feira (22), a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária e do Setor de Controle de Endemias, realiza mais duas apresentações da peça teatral “Mosquita dengosa, o retorno”. A ação ocorre no Colégio Global, às 14 horas e às 15 horas.
O objetivo é orientar de forma didática, como identificar possíveis locais de criadouros, sintomas e cuidados para a não proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus.
Os interessados em levar a peça teatral para suas unidades escolares ou empresas podem entrar em contato diretamente com o Setor de Controle de Endemias, no telefone (47) 3635-2228.
Números – Somente em 2023, em São Bento do Sul, foram identificados 60 focos do mosquito Aedes aegypti, sendo o primeiro encontrado em uma residência. O caso foi registrado no bairro Rio Vermelho Estação.
Até o momento, 21 casos foram confirmados da doença, porém, importados, ou seja, foram contaminados em outra cidade ou região endêmica. Ainda, há 26 casos suspeitos aguardando resultados de exames.
Os bairros Rio Vermelho Estação, Serra Alta, Schramm, Boehmerwald e Dona Francisca já são considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti, por isso, devem redobrar os cuidados, pois muitos focos estão sendo identificados nestas localidades.
A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se prolifera em água parada. Os sintomas da doença incluem febre alta, dores de cabeça e no corpo, náuseas e vômitos. Em casos mais graves, pode levar à morte.