Prefeito acompanha obras de pavimentação comunitária

Prefeito acompanha obras de pavimentação comunitária

Na última sexta-feira (23), o prefeito Antonio Tomazini acompanhou as obras de pavimentação das ruas Francisco Jelinski e Aldo Antônio da Silva, no bairro Progresso. As vias estão sendo contempladas através do programa “Pavimentação Comunitária” e sistema de “Mutirão”, uma parceria do poder público e moradores.

No momento, os trabalhos de drenagem pluvial estão em andamento, onde posteriormente será feita a aplicação da base, visando a preparação das ruas antes de receber o pavimento em concreto. “Neste caso, as duas vias estão sendo executadas juntas para dar mais agilidade às obras. Com esse trabalho, a Prefeitura realiza toda a parte inicial da estrutura, pensando na qualidade do pavimento, que aqui nessas ruas será em concreto”, explicou o prefeito Tomazini.

A rua Aldo Antônio da Silva está passando por melhorias por meio dos dois programas: uma parte está sendo realizada por meio do sistema de mutirão, enquanto outra extensão está sendo contemplada pelo programa de pavimentação comunitária. Por sua vez, a rua Francisco Jelinski está sendo pavimentada através do sistema de mutirão.

Qual a diferença entre os programas?

Comunitária – O programa de pavimentação comunitária possibilita ao município formalizar uma parceria com a população, buscando a pavimentação de vias públicas onde cada qual arca com uma determinada parte dos custos, cabendo a Prefeitura o “Fornecimento e execução da Base” e “Maquinário e mão de obra para regularização e compactação do passeio”. A porcentagem mínima de adesão para a participação da via no programa é de 70%, ficando o restante dos proprietários que optarem por não aderir ao Programa sob responsabilidade da Prefeitura para o pagamento junto à empresa executora, e, posteriormente, o valor correspondente é cobrado através de contribuição de melhoria.

Mutirão – Quanto ao Sistema de Mutirão, a necessidade é de 100% de adesão já que não existe a participação do município no pagamento do pavimento e assim, não precisa de licitação, pois a contratação da empresa que executa o pavimento e os meios fios neste sistema é feita diretamente pelos moradores. A preparação da via é feita pela Prefeitura.

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *