Materiais serão reaproveitados visando o desenvolvimento sustentável

Materiais serão reaproveitados visando o desenvolvimento sustentável

Desde que as obras de revitalização da Estrada das Neves e rua José Rückl foram iniciadas, a Prefeitura de São Bento do Sul, através da Secretaria de Obras, buscou a melhor solução para a reutilização dos paralelepípedos retirados da base antiga da via. Neste caso, todo o material retirado está sendo depositado no Britador Municipal e será reaproveitado em locais históricos da cidade.

Conforme explicou o secretário de Obras, Luiz Neri Pereira (Magrão), as pedras estão sendo armazenadas em montes no local, para facilitar o acesso das carretas que fazem o transporte até o Britador. “Além dos próprios caminhões da secretaria, que diariamente colhem tubos, madeiras e outros suprimentos utilizados nas operações da pasta por todo o município, ressalta-se que os paralelepípedos que são retirados das bases de vias são recolhidos com terra do subsolo, porém, antes de serem aplicados em outros locais, as pedras são tratadas”, disse.

Atualmente, o Britador conta com a presença de um vigilante, além das cercas e portões que ficam cadeados durante o período em que não está sendo utilizado pelos servidores, preservando a integridade de toda a estrutura e bens públicos.

Destino correto

Ainda conforme Magrão, através de uma solicitação do prefeito Antonio Tomazini, o material será reaproveitado em pontos históricos de São Bento do Sul, o que vai ao encontro do perfil mais rústico deste tipo de pavimentação. As pedras serão aplicadas inicialmente em frente à Sociedade Cantores 25 de Julho (Sängerhalle), na Estrada Dona Francisca, imediações do Cemitério até a ponte de concreto em frente ao CEIM Adolfo Printz, passando pelo Centro de Autismo. “Pensando nos 150 anos do município, contemplaremos a questão das raízes históricas da nossa cidade, bem como atenderemos locais de grande circulação, como a unidade escolar”, explicou.

Vale pontuar ainda que na região da Sängerhalle, local centenário e marcante, será colocado um novo monumento em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O Monumento às Mulheres Imigrantes já está em fase final de elaboração de projeto arquitetônico. “Somente neste local será realizado um trabalho de cerca de 3.000 m² de pavimentação, sendo que na Estrada Dona Francisca esta extensão será ainda maior. Por isso, até o final de julho será concluída a licitação de mão de obra para a realização de mais esta ação, visando a melhoria da infraestrutura para a comunidade”, concluiu o secretário.

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *