Com desafios, Fundação Cultural trabalha para fomentar a cultura no município

Com desafios, Fundação Cultural trabalha para fomentar a cultura no município

 A Fundação Cultural de São Bento do Sul, em 2023 tem trabalhado arduamente em função do fomento à cultura, tomando novos rumos, com mais responsabilidade e credibilidade. Desde janeiro, a equipe não mediu esforços e empenho para viabilizar os Editais de Apoio à Cultura, principalmente ao que diz respeito à Lei Paulo Gustavo, além das funções administrativas, do trabalho com a preservação do patrimônio histórico e da manutenção dos equipamentos culturais.

Só neste ano, através dos Editais Arno Fendrich – com recursos próprios – e Lei de Apoio à Cultura Paulo Gustavo – Governo Federal – a classe cultural terá subsídios sendo disponibilizados através de projetos que devem chegar próximo de 1 milhão de reais. Valendo ressaltar que, mesmo tendo valores vindos da esfera Federal, todos os trabalhos desde o entendimento, a captação, projeção e execução dos processos para se adquirir estes recursos foi e está sendo feito através da equipe administrativa da Fundação Cultural.

Quanto aos equipamentos culturais, o Museu Felippe Maria Wolff está com a obra de reparos em sua fase final, restando agora o projeto de pintura interna e externa, que deverá ser concluído, dependendo também das condições climáticas, até o mês de outubro. O Centro Cultural já tem seu projeto acústico elaborado, a verba para execução já foi repassada pela administração e o andamento deste deve ocorrer no início de 2024 quando o local tem menores intenções de utilização. O prédio que abriga a sede administrativa da Fundação Cultural e os serviços da Escola de Música também já tem suas obras concluídas e deve ser inaugurado já nas próximas semanas, início de setembro, mês este, das comemorações oficiais de 150 anos do município.

A dedicação com o patrimônio histórico-cultural, material e imaterial de São Bento do Sul também continua. Dentre as atividades rotineiras, no mês de agosto, várias ações foram realizadas para comemorar a Semana do Patrimônio, envolvendo a população em atividades de informação e educação sobre o patrimônio histórico. Caminhadas, visitações em imóveis tombados e até pedal cultural teve para marcar a data e levar este nicho de conhecimento ao maior número de pessoas possível.

Até o final de 2023, e já pensando nas atividades para 2024, muitos projetos novos, parcerias e ações já estão sendo trabalhados em todas as áreas. O objetivo é produzir, buscar e oferecer ações culturais nas mais diversas esferas, para que desta forma se possa fomentar a cultura e facilitar o acessos a recursos que gerem benefícios econômicos e sociais a todos os envolvidos.

Em suma, todos esses trabalhos realizados pela Fundação Cultural, enquanto oportunidade de formação e partilha de conhecimento, contribuirão para a efetiva participação dos fazedores de cultura em editais, chamamentos públicos e outras formas de acesso às políticas de fomento cultural.

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *