Vereadores de Santa Terezinha Participam de Mobilização em Defesa da Cultura do Tabaco
Nesta terça-feira 12, os vereadores de Santa Terezinha Emerson Felczak e Israel de Lima embarcaram de avião em Curitiba com destino à capital do país Brasilia. O motivo da viagem foi a participação na Mobilização em Defesa do Tabaco. O evento que teve início por volta das 14:00 horas, e tinha como objetivo sensibilizar o governo federal para que não assine o acordo de controle da cultura do tabaco, que será discutido entre os dias 20 e 25 no Panamá durante a Cop 10, a Convenção Quadro para o Controle do Tabaco.
Os vereadores Israel de Lima, que é produtor de tabaco, e Emerson Felczak, que atua como técnico agrícola e orientador de uma fumageira multinacional , estavam lá para representar os 2.098 produtores de Santa Terezinha.
Durante o evento, foram realizadas discussões sobre quem participará da Cop 10 e sobre os argumentos que serão apresentados durante a convenção. Além disso, foi formado um grupo de trabalho do legislativo em parceria com a Amprotabaco.
O motivo da preocupação em relação ao acordo é evidente, uma vez que Santa Terezinha depende significativamente da produção de tabaco. Com 2.098 famílias envolvidas e uma produção de cerca de 12.290 toneladas, o preço médio de venda de R$18,39 por tonelada representa um movimento financeiro de aproximadamente 226 milhões de reais para o município.
O vereador Emerson Felczak afirmou, “o tabaco não apenas é a principal fonte de renda de Santa Terezinha, mas também desempenha um papel essencial na economia da região sul do Brasil“, comentou o vereador,
Devido ao tempo apertado, os vereadores não puderam agendar visitas em gabinetes durante sua viagem, que foi exclusivamente voltada para a Mobilização em Defesa da Cultura do Tabaco.
Espera-se que os esforços de mobilização e sensibilização tenham um impacto positivo na defesa dos interesses dos produtores de tabaco da região.
Além dos vereadores, a mobilização contou com a participação de diversos outros representantes, incluindo os Deputado Catarinenses Darcí de Matos e Rafael Pezenti, bem como os influenciadores Giovani Weber e Neto Lacerda, todos engajados na causa.