Setembro Amarelo em Monte Castelo: Unindo Forças pela Vida
Campanha de prevenção ao suicídio promove conscientização e apoio à comunidade
O mês de setembro chegou e com ele a importância de abordarmos um tema: a vida. Em Monte Castelo, as comunidades se uniram mais uma vez na campanha Setembro Amarelo, dedicada à prevenção do suicídio, cujo Dia Mundial de Conscientização ocorreu em 10 de setembro. É o momento de romper o silêncio, demonstrar apoio e amor àqueles que precisam e lembrar a todos que a esperança é uma chama que nunca se apaga. Juntos, somos capazes de fazer a diferença.
A equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), em colaboração com a Secretaria de Saúde de Monte Castelo, realizou um importante pedágio informativo na cidade. O Secretário de Saúde, Gilvani Carneiro, demonstrou seu comprometimento com a causa ao estar presente na ação e enfatizar a relevância desse momento.
“A vida é um presente divino, e é nosso dever estar atentos a qualquer sinal de que alguém possa estar enfrentando pensamentos suicidas”, comentou Gilvani. A campanha Setembro Amarelo visa conscientizar a comunidade sobre a importância de identificar sinais de sofrimento emocional e oferecer apoio a quem está passando por momentos difíceis.
Durante o pedágio informativo, foram distribuídos materiais educativos que abordam questões relacionadas à saúde mental e prevenção ao suicídio. Além disso, profissionais de saúde mental estavam disponíveis para fornecer informações e orientações a todos que buscavam ajuda ou esclarecimentos.
A iniciativa do Setembro Amarelo em Monte Castelo busca quebrar estigmas e promover o diálogo aberto sobre a saúde mental, lembrando a todos que o apoio e a compreensão podem fazer toda a diferença na vida de alguém que está lutando contra a depressão, a ansiedade ou pensamentos suicidas.