Jonas Wojciechowski cobra andamento na criação dos Bombeiros Voluntários de Santa Terezinha
Projeto de Lei aprovado em agosto de 2022 visa a criação de uma unidade dos Bombeiros Voluntários em Santa Terezinha.
Na sessão da Câmara de Vereadores do último dia 18, o vereador Wojciechowski (Jonas da Canela) PSD, fez uma cobrança ao executivo municipal sobre a situação da criação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Santa Terezinha. O vereador questionou o andamento do processo que teve início em março de 2022, quando o prefeito Genir Junckes manifestou interesse na instalação de uma guarnição dos Bombeiros na cidade.
No dia 8 de agosto de 2022, os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei do Executivo Municipal que autoriza o município a celebrar um Termo de Colaboração com os Bombeiros Voluntários de Itaiópolis, visando custear as atividades da Corporação em Santa Terezinha. Segundo o Comandante da Guarnição dos Bombeiros Voluntários, Anderson Oparacz, a parceria prevê a capacitação de munícipes interessados em participar da formação de bombeiros voluntários, além de outras atividades correlatas.
O primeiro Curso de Formação de Bombeiros Voluntários de Santa Terezinha contou com 38 inscritos e teve inicio no dia 27 de agosto de 2022, onde foi destacado os desafios enfrentados durante as aulas online para a formação dos voluntários, devido à falta de acesso à internet por parte de alguns alunos, mas expressou otimismo quanto à retomada do projeto com aulas presenciais em breve.
O Comandante dos Bombeiros Voluntários de Itaiópolis, Anderson Oparacz, revelou que a secretária de administração de Santa Terezinha, Andressa Balan Spavanelo, demonstrou interesse na instalação da unidade no município e reativar os trabalhos começados em 2022.
Jonas da Canela também destacou a urgência da situação ao mencionar que, recentemente, mais uma residência foi consumida pelo fogo na cidade. Embora os Bombeiros de Papanduva tenham atendido ao chamado, a distância tornou impossível chegar a tempo de salvar qualquer coisa. O vereador enfatizou a necessidade de ter uma equipe de Bombeiros Voluntários atuando localmente, especialmente com a proximidade do início da secagem do fumo nas propriedades produtoras.
Os Bombeiros Voluntários desempenham um grande papel na prevenção de situações de risco e na realização de salvamentos terrestres, aquáticos e em altura, protegendo vidas e patrimônios contra incêndios, explosões, vazamentos, afogamentos e outras emergências. Além disso, prestam os primeiros socorros, avaliando o estado das vítimas e encaminhando-as para atendimento médico adequado. A instalação de uma unidade em Santa Terezinha é vista como um passo importante para reforçar a segurança da comunidade local.