Seminário “AdoleSER – Construção e Desafios”
A Prefeitura de São Bento do Sul, através da Secretaria de Assistência Social, do Serviço de Acolhimento Familiar e do Serviço de Medidas Socioeducativas, promoveu o seminário “AdoleSER – Construção e Desafios”. O evento foi realizado nesta quarta-feira (20), no auditório da Univille, e contou com a presença do prefeito Antonio Tomazini, da juíza Liliane Midori Yshiba Michels, responsável pela 2ª vara no Fórum do município, pela vereadora Karen Fechner, representando a Câmara de Vereadores de São Bento do Sul e pelo secretário de Assistência Social Gilmar Pollum, e demais autoridades e servidores.
O prefeito Antonio Tomazini, destacou a grande importância das políticas públicas, envolvendo os fenômenos sociais que resultam na prática do ato infracional e no acolhimento familiar de crianças e adolescentes. “Agradeço imensamente a todos que de alguma forma contribuem para levar mais qualidade de vida e um futuro promissor na vida destas crianças e adolescentes”, destacou Tomazini.
O Secretário de Assistência Social, Gilmar Pollum, parabenizou e agradeceu a todos os profissionais que vem realizando um excelente trabalho junto à secretaria de assistência social do município. “Agradeço especial a todos que vieram de outras cidades para prestigiar este evento de estrema importância na vida destas crianças e adolescentes” concluiu.
Confira como foi a programação completa e temas abordados durante o seminário:
O evento teve a participação do grupo de dança X-Style para abertura e das palestrantes Ana Carolina de Castro Freitas Santos e Fernanda de Oliveira Maia.
Período da manhã
• Parte 1 – Ato infracional: família e comunidade;
• Parte 1.1: Fases do desenvolvimento humano: infância e adolescência;
• Parte 1.2: Violência, violações de direitos e suas consequências;
• Parte 1.3: A função protetiva da família e da comunidade.
Período da tarde
• Apresentação do vídeo comemorativo: 10 Anos do Serviço de Medidas Socioeducativas;
• Apresentação do projeto #atuAção;
• Dinâmica Batata Quente (De quem é?);
• Parte 2: O papel do Sistema de Garantia de Direitos na prevenção da prática do Ato Infracional e das violações de direitos contra adolescentes com ênfase nas políticas de Saúde, Educação e Assistência social.