Depois de mais de 10 anos prefeito Genir Junckes abre processo administrativo disciplinar

Depois de mais de 10 anos prefeito Genir Junckes abre processo administrativo disciplinar

Até parece piada, mas nesta quarta-feira 8, o prefeito Genir Junckes depois de mais de 10 anos, resolveu abrir um processo disciplinar para apurar possíveis irregularidades do contador do municipio Neuri Kiichler, de em qual uma situação envolvendo o contador ode próprio prefeito foi conivente. Ainda não se sabe quem serão os membros da comissão, mas se espera o mínimo de isenção. segundo a secretária de administração da prefeitura, este ato administrativo não se refere a situação que esta correndo na justiça e sim de outra situação.

Entenda o caso do processo:

Está em curso no fórum da Comarca de Rio do Campo Ação Penal contra Servidor público de Santa Terezinha Neuri Kiichler. O Ministério Público apresentou denúncia contra o servidor por fortes indícios de ter praticado o crime de Peculato (18 vezes) e falsificação de documentos públicos (17 vezes), a fim de obter vantagem financeira, desviando dinheiro público para seu benefício pessoal. A Ação penal tramita nos autos nº 5000190-85.2023.8.24.0143.
Segundo documentos anexados pelo Ministério Público no processo, o rombo nos cofres públicos foi considerável. O ato delituoso teria ocorrido entre os anos de 2010 e 2011, em uma das gestões do atual Prefeito Genir A. Junckes. Este inclusive, tomou conhecimento dos desvios efetuados pelo servidor, conforme parecer do Ministério Público. E na ocasião foi omisso, deixando de fazer a denúncia contra o servidor público e deixou também de determinar a abertura obrigatória de Processo Administrativo Disciplinar para apurar a conduta criminosa do servidor.
No entanto, não está sendo processado criminalmente, junto com o servidor porque o crime praticado pelo Prefeito, denominado, “condescendência criminosa”, encontra-se prescrito e não poderá ser punido neste momento.
A Ação penal está na fase final, provavelmente nos próximos dias deverá sair a Sentença do Juízo da Comarca de Rio do Campo. Lamentável, depois da condenação criminal do atual Prefeito na operação Patrola III, agora um servidor público do Município de Santa Terezinha poderá ser condenado por desvio de dinheiro público para seu benefício e por falsificação de documentos públicos.

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *