É prata… é prata…. é prata….

É prata… é prata…. é prata….

O Laticínios Castelense participou do concurso que premiou os melhores queijos artesanais de Santa Catarina. O objetivo deste concurso foi de valorizar e divulgar a qualidade e a diversidade desse alimento produzido em território catarinense, o Governo do Estado, por meio da Epagri, lançou então o 1° Concurso Estadual dos Queijos Artesanais, que aconteceu nos dias 29 e 30 de novembro, em Lages (SC).

A diversidade cultural e geográfica de Santa Catarina se revela em alimentos únicos, com riqueza de variedade e sabores. “Queremos reconhecer os melhores queijos artesanais de Santa Catarina, bem como toda a diversidade, tradição e inovação do setor queijeiro catarinense”, destaca Andréia Meira Schlickmann, extensionista da Epagri.

O concurso também buscou fortalecer a cultura de consumo, orientar e informar o mercado sobre os diferentes laticínios que produzem queijo de alta qualidade, além de estimular os produtores a realizar melhoramento contínuo no processo de produção.

Houve três categorias para inscrição: ‘queijo artesanal colonial’ (com ou sem tempero, ao vinho), ‘outros queijos artesanais tradicionais’ (Serrano, Diamante, Kochkäse) e ‘queijos artesanais autorais’.

A premiação foi de acordo com a pontuação, os queijos premiados receberão medalha de ouro (95 a 100 pontos), medalha de prata (90 a 94 pontos) e medalha de bronze (84 a 89 pontos).

A comissão técnica e jurados do 1° Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Santa Catarina contou com profissionais com capacitação técnica em análise sensorial e conhecimento técnico do processo produtivo de lácteos. Profissionais ligados ao setor, como técnicos, lojistas, chefs de cozinha, entre outros, integrarão o júri.

O Laticínios Castelense trouxe pra casa (Monte Castelo -SC) duas medalhas de prata em dois de seus queijos participantes deste concurso, que foram o Queijo Colonial Maturado e o Queijo Colonial Meia Cura.

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *