Implementação das lixeiras subterrâneas contribui para limpeza e sustentabilidade na cidade

Implementação das lixeiras subterrâneas contribui para limpeza e sustentabilidade na cidade

As lixeiras subterrâneas já estão em funcionamento na cidade. A Prefeitura, por meio do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), implantou para evitar o acúmulo de lixo nas calçadas, algo que vinha acontecendo frequentemente. É uma maneira mais fácil da população depositar o lixo no local correto.

Funcionam tanto para a destinação do orgânico quanto do reciclável e para utilizar é simples. Basta abrir a tampa e depositar o conteúdo. Um dos destaques dessa inovação é a automação do processo. Quando a lixeira estiver cheia, haverá um sensor de nível para avisar e o lixo será transportado por um caminhão para o destino correto. Tudo fica acomodado de forma correta.

O prefeito Antonio Tomazini destaca a iniciativa da autarquia. “A ideia é melhorar a estética urbana e promover práticas sustentáveis na comunidade. As lixeiras vão facilitar a vida dos lojistas, que não precisam mais colocar o material no chão ou em caçambas”, comenta. 

Além disso, ajudam no embelezamento da área central, principalmente na época natalina, com toda a decoração e demanda de visitantes. “O Samae se preocupou com a limpeza e o embelezamento da cidade. Assim não fica lixo fora do local correto e as pessoas podem transitar pelo centro sem estar com lixos jogados pelo chão”, destaca Denise Thomas, diretora do Departamento de Turismo.

O Samae separou algumas orientações para a utilização adequada das instalações:

1. Separe os resíduos corretamente;

2. Ao descartar o lixo, pressione para baixo de maneira a otimizar o espaço inteiro da lixeira;

3. Respeite os horários estabelecidos para o descarte de lixo;

4. Não descarte objetos volumosos como móveis e eletrodomésticos. Estes devem ser encaminhados para o Local de Entrega Voluntária (LEV);

5. Evite descartar materiais como produtos químicos, pilhas e eletrônicos nas lixeiras subterrâneas;

Caso identifique qualquer problema com as lixeiras, como transbordamento ou danificação, reporte ao responsável pelo sistema ou à administração local, através do: (47) 3631-3900 Samae.

Horário do recolhimento de lixo 

A coleta seletiva no centro acontece de segunda a sábado, a partir das 7h30, e a tarde com início às 13h30. Já a coleta convencional ocorre na área central de segunda a sábado, na parte noturna. Essa programação visa otimizar a eficiência da coleta, garantindo a manutenção da limpeza e organização nas ruas da cidade.

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *