TREINO DO PROJETO PERNAS SOLIDÁRIAS EM CAMPO ALEGRE

TREINO DO PROJETO PERNAS SOLIDÁRIAS EM CAMPO ALEGRE

Campo Alegre recebeu na manhã do último domingo (25) aproximadamente 50 pessoas entre atletas, pais e voluntários para um treino do Projeto Pernas Solidárias de São Bento do Sul. O evento foi realizado na Cascata Paraíso pelos voluntários do projeto em parceria com a Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer

O projeto Pernas Solidárias foi implantado em São Bento do Sul em 2017, no entanto, por questões pessoais, quem estava a frente da iniciativa precisou dar uma pausa nos trabalhos em 2021. Neste mesmo período um programa similar realizado em Rio Negro e Mafra e abraçou a região, começou a trazer os triciclos para as corridas e chamar os paratletas locais para participar. Foi assim que Priscila e outros colegas ficaram sabendo da existência do projeto e decidiram se unir para ativá-lo novamente.

As atividades foram retomadas oficialmente em 2 de dezembro de 2023 com a participação na Maratoninha e na 5ª Corrida Noturna de Rio Negrinho. Logo depois, os são-bentenses levaram o projeto para mais dois eventos: a 1ª Corrida Amigos da Saúde do Hospital Sagrada Família e a Corrida dos Anjos em Itajaí.

O objetivo do Pernas Solidárias, segundo Priscila, é promover a inclusão e o esporte é visto como uma das principais ferramentas para isso. Ela também lembra que a ideia não é abraçar apenas cadeirantes. “Temos pessoas com Síndrome de Down, Paralisia Cerebral, deficiência visual, síndromes raras. É para qualquer pessoa, independente qual seja a deficiência”, ressalta.

Campo Alegre tem os atletas Edenir dos Santos, Josi Slominsky e sua filha Camila dos Santos que fazem parte do projeto e participam de várias competições no estado e no país como é o caso da Prova de São Silvestre, na qual Camila levou o 1º lugar na categoria Especial – CCG – Cadeirantes com Guia Feminino em um percurso de 15 km.

O treino foi dividido nas etapas: montagem dos triciclos; condução; segurança durante a condução; rodagem e tira dúvidas.

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *