PROGRAMA NOVOS CAMINHOS FORMA ADOLESCENTES
EM SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO DO PLANALTO NORTE
Adolescentes do Planalto Norte que estão em abrigos e serviços de acolhimento, sob a proteção do Estado, tiveram na noite de quinta-feira, 7 de março, em São Bento do Sul, sua formatura no programa Novos Caminhos. São 41 menores de idade que concluíram um ano de diversas atividades, especialmente relacionadas à educação e à formação profissional. Eles integram as comarcas de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra, Itaiópolis e Canoinhas.
O programa está ativo no Estado há 10 anos, superando 13 mil matrículas em cursos educacionais e já tendo encaminhado 1.200 jovens ao mercado de trabalho. No Planalto Norte, desde que foi implantando em 2016, o projeto atendeu mais de 340 crianças e adolescentes. O Novos Caminhos é mantido de forma integrada pela FIESC – Federação das Indústrias, Tribunal de Justiça de Santa Catarina e Associação Catarinense de Magistrados, com participação ainda de outras entidades.
Na solenidade de formatura, o juiz da infância e juventude da comarca de São Bento do Sul destacou a necessidade da educação para os jovens. “O programa é um caminho para que eles sejam protagonistas de suas próprias vidas”, destacou Felipe Nóbrega da Silva. Além da formação educacional, o Novos Caminhos também oferece apoio e orientações sobre vida saudável e empregabilidade.
Para a realização do projeto, existe a participação de diversos voluntários e empresas que atuam na abertura de vagas para trabalho como menor aprendiz, muitas vezes efetivadas, na doação de materiais para dar melhor estrutura aos abrigos e na realização de atividades de educação, cultura, esporte e lazer.
O vice-presidente da FIESC para o Planalto Norte destacou o empenho, profissionalismo e dedicação dos profissionais que atuam no projeto e a participação das empresas parceiras. “Nosso reconhecimento pela visão social e comprometimento com o futuro da sociedade, seja pela doação de bens e serviços, que traz maior estrutura, conforto e atendimento aos jovens; ou pela abertura de suas empresas para tão bem receber os acolhidos e garantir que iniciem suas carreiras profissionais e sua futura vida autônoma”, discursou Arnaldo Huebl.
A formatura do Novos Caminhos também reconheceu a atuação da equipe técnica que trabalha diretamente com os adolescentes, as casas de abrigo e as famílias acolhedoras. Foram ainda entregues certificados de Empresa Cidadã a 13 companhias da região que contratam os jovens, de Empresa Amiga a 32 empresas que contribuem com doações para os abrigos e serviços de acolhimento e ainda o certificado de Cidadão Amigo aos voluntários que realizam palestras, ações e treinamentos nos abrigos.