São Bento do Sul é 14ª do Sul em ranking de competitividade

São Bento do Sul é 14ª do Sul em ranking de competitividade

Nesta semana foi divulgado o Ranking de Competitividade dos Municípios, expondo importantes evoluções para São Bento do Sul. Em 2023, a posição ocupada foi de 46º, tendo subido três degraus em relação ao ano anterior, a exemplo de importantes polos do estado, como Jaraguá do Sul. Os pontos que mais se destacaram foram sustentabilidade fiscal e inovação e dinamismo econômico, tendo ambos avançado 60 colocações. Já qualidade na educação subiu 49 lugares, e telecomunicações superou 28 outras cidades.

Estas realizações oportunizaram que hoje o município esteja em 14º lugar dentre os locais avaliados da região Sul do Brasil, uma conquista relevante. Este mapeamento é realizado há três anos, estando na quarta edição, tendo como objetivo apoiar os líderes públicos nas tomadas de decisões, com foco na melhoria da gestão e aplicação de recursos. “Observando estes dados podemos afirmar que nós nos destacamos em governança com responsabilidade, além de olhar para o futuro a partir da educação e do crescimento aliado à inovação e ao meio ambiente”, observou o prefeito Antonio Tomazini. 

Assim como todas as cidades em constante desenvolvimento, São Bento do Sul tem desafios a serem superados em algumas áreas. “Sabemos que saneamento é um ponto delicado e que nos últimos três anos temos conseguido melhorar bastante. De 30% de cobertura de esgotamento sanitário chegaremos a 60% até final de 2024. Outra questão que temos que aprimorar é o capital humano, pois temos demanda para atividades econômicas que precisam de mais pessoas, com qualificação em determinados segmentos chave para o futuro”, refletiu Tomazini.

Economia

Conforme avalia a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Andrea Tamanine, os indicadores mostram que os projetos aplicados para impulsionar novos setores do mercado surtiram efeito. “Os pilares do estudo justamente chamam a atenção para a imprescindível conexão entre instituições, sociedade e economia, devendo os municípios trabalharem com equilíbrio entre os fatores que constituem estes pilares”, frisou. 

O Ranking

A quarta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios analisa o total de 410 municípios brasileiros (7,45% do universo de municípios), representando os municípios do país com população acima de 80 mil habitantes de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2021. Em conjunto, os atores do estudo correspondem a 59,96% da população brasileira (127,91 milhões de habitantes).

Como resultado, a quarta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios é composta por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: instituições, sociedade e economia. Esta organização é fruto de ampla reflexão ao longo do projeto sobre quais são os temas fundamentais para se analisar a competitividade a nível municipal no Brasil.

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *