Produto de Itaiópolis ganha mercado nacional ao receber o Selo Arte
Empresa foi a primeira de Santa Catarina a conquistar o selo
A Indústria Conservas Matheus, apoiada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC), recebeu a Certificação de Selo Arte Municipal. Com a certificação concedida, a marca pode comercializar os produtos Rollmops com Pepino e Rollmops com Cebola em todo o País.
O Selo ARTE caracteriza um produto próprio, com vínculo tradicional, regional e cultural, que é elaborado de forma predominantemente manual. “O recebimento do Selo pela Agroindústria abre as portas para outras empresas da cidade conquistarem a distinção e agregarem valor aos seus produtos”, destaca Wilson Mathias Marciniak, secretário de agricultura de Itaiópolis.
O Selo Arte é uma certificação regulada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que têm grande importância para o desenvolvimento das pequenas agroindústrias, pois permitem que aqueles produtos artesanais, que já possuem sua qualidade e segurança alimentar reconhecidas junto aos órgãos de inspeção sanitária, ampliem seu mercado passando a serem comercializados em todo o país, representando uma grande oportunidade para os produtores locais aumentarem sua renda e fortalecerem suas agroindústrias, promovendo o reconhecimento e a valorização dos produtores locais, contribuindo assim para a fixação das famílias no meio rural.
“Nos alegra muito a empresa ter recebido o Selo Arte, pois faz parte de um trabalho de um ano e meio para adequação para a nova legislação e também consultorias. Além de manter a cultura local, essa conquista possibilita que a empresa consiga crescer”, destaca Celso Pirmann, gestor de projetos do Sebrae/SC.
Selo Arte
O Selo Arte é uma antiga demanda dos produtores brasileiros que foi regulamentada em Santa Catarina em julho de 2020. Ele atende a uma legislação federal e permite que os produtos artesanais sejam comercializados em todo o país, desde que submetidos ao serviço de inspeção oficial (municipal, estadual ou federal) e identificados por um selo único com a indicação Arte.
Para ser considerado artesanal, o produto deve ser individualizado, genuíno e manter as características tradicionais, culturais ou regionais.