CAMPO ALEGRE REALIZOU DIA “D” DA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE/INFLUENZA
No último sábado (13), aconteceu o dia “D” da vacinação contra a gripe/Influenza das 8h ás 17h em todas as unidades de saúde do Município. Durante a ação foram aplicadas 196 doses do imunizante.
A Secretária de Saúde Rosana Emília Greipel fala sobre a importância da vacinação, neste primeiro momento, somente alguns grupos prioritários poderão receber a dose da vacina. “A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e proteger as pessoas com maior risco de desenvolver complicações. A vacina é segura, evita casos graves e óbitos por gripe”. A Secretária complementa dizendo que “para isso, solicitamos que estas pessoas compareçam nas unidades de saúde mais próxima para receber a dose, e não esqueçam, é importante apresentar documento com foto, carteirinha do SUS e caderneta de vacinação”, explicou.
A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Ela é provocada pelo vírus da influenza e tem grande potencial de transmissão. O vírus se propaga facilmente, levando a casos leves, mas, também, a casos graves, que aumentam as taxas de hospitalização e provocam a morte de pessoas mais vulneráveis à doença.
A vacinação segue até o dia 31 de maio em todas as unidades de saúde do Município. Até o momento foram imunizadas 1317 pessoas, ou seja, 29,07% da população destes grupos prioritários, sendo que Campo
Alegre precisa vacinar 4531 pessoas.
Quem pode se Vacinar?
Se você faz parte de algum destes grupos abaixo procure a sua Unidade de Saúde para receber a imunização:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Trabalhadores da Saúde; Gestantes e puérperas até 45 dias após o parto; Professores do ensino básico e superior; Povos Indígenas; Idosos com 60 anos ou mais; Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; Profissionais das Forças Armadas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; Trabalhadores portuários; População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas.
Maiores informações podem ser obtidas diretamente nas unidades de saúde ou pelos telefones:
Posto de Saúde Central – 3632-2478
Posto de Saúde Fragosos – 3632-9483
Posto de Saúde Bateias de Cima – 3632-8004 Posto de Saúde Bateias de Baixo – 3632-7006