Projeto de restauração do prédio Manoel Tavares
Representantes do município português de Guimarães estiveram nesta segunda-feira (27) participando de eventos junto à Prefeitura de São Bento do Sul. O primeiro encontro ocorreu no Gabinete, onde foram discutidas as ações que compõem o termo de colaboração entre os entes. Em seguida, no prédio Manoel Tavares, que abriga o Departamento de Turismo, foi apresentado o projeto de restauração do local, que completa 120 anos em 2024.
O prédio conta com uma arquitetura com características portuguesas, assim como a descendência da personalidade que dá nome à edificação. Manoel Tavares era natural de São Francisco do Sul e foi prefeito de São Bento do Sul, sendo que a construção deste marco turístico da cidade iniciou em 1901 e durou por volta de três anos. Após terminado, abrigou a sede administrativa até 1997.
O diretor da Secretaria de Planejamento, Ricardo Callado, explicou as particularidades do projeto arquitetônico que foi idealizado. “Ele prevê restauro, reordenação de espaços e definição como Centro de Pesquisa e Educação em Turismo, com intuito de gerar inovação no turismo, atender ao turista internacional e doméstico, prover espaço de educação para o patrimônio histórico e a ser um centro digital de turismo inteligente”, ressaltou Callado.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Andrea Tamanine, relatou a importância da relação com Guimarães para que o projeto fosse desenvolvido. “Isso ocorreu através de uma submissão no programa Inova Juntos já em 2021, onde além desta ação voltada para o turismo, colaboramos em movimentos pela inovação. Estivemos em Portugal para conhecer as práticas deles e está sendo de grande proveito esse elo”, comentou Andrea.
Representando a cidade portuguesa, que já tem 900 anos e é patrimônio cultural da humanidade pela Unesco, estiveram o presidente da União Freguesias Conde Gandarela, Flávio Freitas, e a chefe da Divisão de Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal, Marta Mota Prego. Flávio salientou que essa parceria está somente no início e que certamente ficará na história de São Bento do Sul.
O prefeito Antonio Tomazini lembrou que as duas cidades contam com características semelhantes, o que possibilita uma grande identificação. “Temos indústria e turismo acentuados, assim como eles. Agora, eles estão direcionando seu mercado para a inovação, sendo a Prefeitura motor para essas evoluções. Nós também temos essa visão e essa colaboração possibilitará fazermos importante intercâmbio. Agradecemos essa parceria”, concluiu.