Membros PSD de Santa Terezinha discutem certificação de produtos de origem animal na AMAVI
Na tarde desta quarta-feira, a ex-prefeita de Santa Terezinha, Valquiria Swarz (PSD), acompanhada de Zenildo Bodnar e do vereador João Eduardo Fernandes (PSD), cumpriu agenda na Associação de Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI) em Rio do Sul. O grupo foi recebido pelo Secretário Executivo, Paulo Roberto Tschumi (Beto), e pela médica veterinária Nicole Bueno Kercher Nobre, coordenadora do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA).
A reunião teve como objetivo tratar de diversos assuntos de interesse de Santa Terezinha e região, com destaque para os trabalhos relacionados à Certificação de Integrante do Sistema Brasileiro de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Atualmente, algumas empresas dos municípios vizinhos já possuem o certificado de inspeção emitido pela AMAVI, permitindo a comercialização de seus produtos.
A certificação SISBI-POA é resultado de um esforço conjunto entre o proprietário da empresa, o município, médicos veterinários, e a coordenação do consórcio CISAMAVI, que orienta sobre todas as etapas e exigências necessárias. Com a adesão ao SISBI-POA, os produtos ganham autorização para serem comercializados em todo o território nacional. Essa abrangência contrasta com os selos municipais (SIM) e estaduais (SIE), que limitam a comercialização ao âmbito dos municípios e estados, respectivamente.
A certificação SISBI-POA não só oferece garantias aos consumidores, mas também agrega valor aos produtos, aumenta a competitividade da produção e impulsiona o desenvolvimento econômico. Para a região de Santa Terezinha, essas informações são cruciais para auxiliar mais empresas e produtores a legalizarem e expandirem o comércio de produtos de origem animal, como mel, queijo, embutidos, entre outros.
Este encontro na AMAVI representa um passo importante na busca por melhorias e desenvolvimento sustentável para Santa Terezinha e região, promovendo a qualidade e a legalidade dos produtos locais.
4o