Governo do Estado inaugura Penitenciária Industrial
O Governo do Estado de Santa Catarina inaugurou nesta quinta-feira (27) a Penitenciária Industrial de São Bento do Sul, localizada no bairro Lençol. A unidade conta com mais de 11 mil metros quadrados de área e está prevista a capacidade de cerca de 420 apenados, que terão a oportunidade de trabalhar em negócios instalados no espaço.
Com a presença do governador Jorginho Mello, secretários de Estado, membros do judiciário, do Ministério Público e da administração municipal, além de representantes de diversos segmentos da sociedade, o local foi apresentado como uma alternativa para a ressocialização dos internos, pois contará com, além dos espaços laborais, salas de aula, proporcionando educação e profissionalização.
Segundo destacou o governador, essa estrutura será importante para atender a demanda por espaços prisionais em Santa Catarina. “Contamos com 53 locais como esse, sendo que 43 estão interditados pela Justiça. Estamos tentando fazer construção de novas vagas […] Temos que enxergar o sistema como um todo, pois quando há condenação é necessário um local para se cumprir a pena”, disse.
O prefeito Antonio Tomazini lembrou que foram mais de 10 anos desde o início das tratativas para a instalação da penitenciária industrial e afirmou que espera que esse seja um instrumento de recuperação dos seus internos. “Muitos destes indivíduos poderão contribuir no futuro trabalhando para a sociedade, pois aprenderão um ofício e estudarão para ter mais dignidade em sua vida”, concluiu.
Segurança
A unidade contará com quatro torres de vigilância, com cerca de 10 metros de altura. Serão dezenas de agentes da Secretaria de Estado de Administração Prisional trabalhando na segurança no local e no seu entorno.