Senador Esperidião Amim destaca atuação do CREA na fiscalização da obra do Contorno Viário de Florianópolis
Hstória e fiscalização estão documentadas no livro: “A Fiscalização da Engenharia e Geociências – Obra do Contorno Viário de Florianópolis”, de autoria do fiscal Juliano Nascimento, prefácio do próprio parlamentar e apresentação do presidente, Kita Xavier.
Na tarde da quarta-feira (10), da Tribuna do Senado Federal, o senador Esperidião Amin destacou a participação ativa do Crea-SC em todas as etapas da obra da Alça de Contorno de Florianópolis, cuja história e fiscalização estão documentadas no livro: “A Fiscalização da Engenharia e Geociências – Obra do Contorno Viário de Florianópolis”, de autoria do fiscal Juliano Nascimento, prefácio do próprio parlamentar e apresentação do presidente, Kita Xavier.
O senador destacou quer a obra deve ser lançada no início de agosto e manifestou o desejo de ver o livro publicado pelo Senado. No prefácio do livro, Amim cita o esforço das entidades e movimentos da sociedade civil catarinense, especialmente o Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (COMDES), e elogiou a postura da ANTT sob a liderança de Rafael Vitale. Pontua também a importância logística do Contorno Viário, que funcionará como corredor de passagem para transporte de mercadorias e acesso a áreas industriais e portuárias, desviando o tráfego pesado do trânsito urbano dos municípios da região metropolitana.
“O Contorno contribuirá significativamente para a mobilidade da Região Metropolitana da Capital, desviando o tráfego de veículos pesados e de longa distância para uma rota mais eficiente e segura. É uma conquista imaterial, pelo que representa de solidariedade e persistência, e uma grande obra pelo seu porte e tecnologia,” conclui o senador.
O presidente Kita Xavier ressalta que o Conselho tem acompanhado o projeto desde sua concepção. “Durante todos esses anos, temos enfatizado a urgência da conclusão desta grande obra e sua relevância para a mobilidade urbana, economia e desenvolvimento de Santa Catarina. Participamos de reuniões, promovemos visitas técnicas e apoiamos os órgãos responsáveis, sempre com o objetivo de valorizar a atuação técnica,” afirma Xavier.
Desde 2014, as atividades de fiscalização do Crea-SC respaldaram a atuação técnica e o setor tecnológico. Com visitas periódicas, foram documentadas todas as atividades técnicas nas diversas áreas de atuação. Até o momento, foram realizadas 148 visitas, gerados mais de 1.200 relatórios de fiscalização, analisados mais de 650 contratos, envolvendo cerca de 680 profissionais do sistema, além do registro de mais de 2.700 Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs).