Procon dá dicas para compras de material escolar
O Procon de São Bento do Sul segue atuando na defesa e proteção ao consumidor. Para complementar este trabalho, especialmente nesta época de compras para o material escolar, o Procon frisa que é importante os consumidores ficarem atentos em algumas questões, envolvendo principalmente a divulgação correta dos preços de produtos.
Por conta disso, a diretora do Procon no município, Tarcila Campos, explica que os pais ou responsáveis devem tomar cuidado ao realizarem as compras, tendo atenção redobrada nos preços divulgados em vitrines e gôndolas, por exemplo. “Pode acontecer do preço divulgado não ser o mesmo na hora da cobrança. Neste sentido, se o consumidor se sentir lesado, pode entrar em contato conosco que tomaremos as medidas necessárias em relação ao estabelecimento comercial. Além disso, muitas pessoas também realizam a compra destes produtos online e o risco de cair em golpes é maior. Por isso, todo cuidado é pouco, devendo sempre verificar a confiabilidade do site antes de efetivar a compra”, destaca.
Tarcila também comenta que devido à variedade de produtos incluídos na lista de materiais, e também ser vendido em geral no comércio local e online, a pesquisa de preço se tornaria complexa e inviável. “Neste caso, orientamos que o cidadão faça uma cotação para verificar os locais em que determinado produto é mais em conta. Também nas vendas online, é necessário ficar atento no valor do frete, pois aumenta consideravelmente o preço na hora da compra”, finaliza.
Outro aviso importante, é que as instituições de ensino não podem exigir a aquisição de qualquer material escolar de uso coletivo, como por exemplo, material de escritório e também de higiene e limpeza, pois o custo com tais itens deve estar incluso no valor das mensalidades, conforme disciplina a Lei. Neste caso, se os pais receberem algum item específico na lista envolvendo estes materiais, podem procurar o Procon.”
Atendimento – O Procon de São Bento do Sul está de mudança. O departamento atende no prédio da Prefeitura, ao lado do setor de Tributação, no horário das 8h às 12h e das 13h às 16h. Em caso de dúvidas o consumidor pode entrar em contato pelo telefone (47) 3631-6000.