Familiar de Paciente denuncia descaso no atendimento da Secretaria de Saúde de Santa Terezinha
Uma moradora de Santa Terezinha Joelma Giradi, expressou sua indignação após enfrentar problemas com o atendimento da Secretaria de Saúde do municipio. Segundo relato, sua mãe Zita Gulik Girardi, de 62 anos, hipertensa, tinha uma cirurgia agendada para a colocação de uma prótese no joelho no Hospital do Imigrante, em Brusque, mas ao chegarem ao local, foram informadas de que o nome da paciente não constava no sistema.
A filha da paciente contou que a mãe esperou por mais de cinco horas no hospital e que, após esse tempo, foi informada que o médico responsável pela cirurgia não estava presente. De acordo com o hospital, houve um erro da Secretaria de Saúde de Santa Terezinha, que não confirmou com o hospital se o médico poderia realizar o procedimento.
Ao tentar resolver a situação, a denunciante ligou para a Secretaria de Saúde, solicitando um transporte de volta para casa. Ela afirma que foi muito mal atendida pelos funcionários e que somente com a intervenção da assistência social do hospital, sua mãe foi encaminhada para um quarto, onde aguardou uma nova avaliação médica.
“Minha mãe está sem se alimentar e sem tomar medicamentos importantes, pois acreditávamos que o procedimento seria realizado. Isso é perigoso e desgastante”, desabafou.
A assistência social e a equipe técnica do hospital assumiram o caso, e um novo médico foi designado para avaliar a paciente. “Se eu não tivesse corrido atrás, seria mais um descaso. Quantos outros pacientes já passaram pela mesma situação e não tiveram coragem de se manifestar?”, questiona a filha, revoltada com o tratamento recebido.
Ela ainda denuncia o desrespeito com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), destacando que problemas como esse são recorrentes em Santa Terezinha e precisam ser solucionados para evitar mais transtornos aos pacientes.
Segundo Joelma, o hospital foi de uma atenção especial ao procurar sanar o problema dando um atendimento que todo paciente merece, onde a pessoal responsável falou para Joelma o que repassou a Secretaria de Saúde Santa Terezinha” Sim, foi um descaso com a paciente essa situação, ate por que a data que foi passada pra ela não tinha sido confirmada conosco aqui do Hospital, a data que esta na agenda cirúrgica do estado precisa ser confirmada antes que confirmem com o paciente. A mesma ate informou que vocês da secretária estavam negando carro para vir busca-la, e vocês não podem se omitir a mandar carro para quaisquer que seja os pacientes. Mas conversamos com o médico que estava operando, que não é o mesmo do dela, ele se propôs a internar a mesma para avaliação do caso e dar aval se conseguiria opera-la hoje ou não”.