MDB tenta impedir divulgação de pesquisa eleitoral do PSD em Santa Terezinha
A coligação do candidato a prefeito ISRAEL OLEGARIO DE SOUZA MOIREIRA MDB entrou com uma ação na justiça eleitoral, para impedir junto a justiça eleitoral a divulgação de pesquisa eleitoral realizada, pela coligação PSD. O juiz GILMAR NICOLAU LANG, JUIZ ELEITORAL DA 038ª ZONA ELEITORAL, por entender estar em descompasso com as regras aplicáveis.
Narra que o “registro da pesquisa tem problemas de ordem técnica e de ordem legal todos insanáveis e que serão abordados a seguir, que tornam seus dados inúteis para divulgação“. Prossegue questionando que não foram acostados os documentos exigidos pelo artigo 5º, IX, da Resoluição TSE n. 23.600/2019, além dos telefones e formas de contato necessários.
Ainda, narra que o registro da pesquisa avisa que seriam entrevistados pessoas na seguinte proporção de gênero: masculino 46,9% e feminino 53,1%. Sustenta que, não obstante, segundo o IBGE, “o município é composto por 4.700 homens e 4.067 mulheres (relatório do censo anexo) ou seja, 53,61% homens e 46,38% mulheres“. Nesse sentido, conclui que “Os dados equivocados claramente são utilizados com má-fé já que a apuração de intenção de voto levando em consideração percentual de inversão de sexo na faixa de 10% como indicado provavelmente levará o resultado da contratante para cima já que possivelmente a candidata mulher conta com mais apoio do eleitor de seu sexo“.
O Juiz determinou a suspensão da divulgação da pesquisa, devendo ser apresentado a defesa para decidir se impugna ou não a publicação da mesma. A decisão judicial deverá ocorrer em breve.