Homenagem a policial militar por ato de bravura
A Câmara de Vereadores de São Bento do Sul entregou na sessão desta segunda-feira (21), uma Moção de Aplausos ao cabo da Polícia Militar, Allan Vaz. No dia 19 de setembro, durante um voo internacional entre Lisboa e Luanda, o policial se destacou ao perceber um homem em surto, ameaçando abrir uma porta de emergência, quebrando objetos e ofendendo as comissárias de bordo.
O cabo conseguiu controlar a situação, garantindo a segurança de todos os passageiros a bordo. A autora da homenagem foi a vereadora Karen Lili Fechner. Familiares e amigos do policial militar acompanharam a homenagem.
Durante a sessão também foi aprovado projeto de lei referente às contas da Prefeitura relacionadas ao exercício de 2023. O projeto estava em votação única, e tinha parecer do Tribunal de Contas do Estado favorável para a aprovação.
Ainda durante a noite foi aprovado projeto de lei da Prefeitura que trata da alteração da lei sobre o Sistema Municipal de Ensino em São Bento do Sul. A mudança é necessária para que o processo de avaliação final dos alunos esteja em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o qual prevê que o processo de recuperação não deve se dar em um momento específico e isolado na conclusão do ano letivo, mas sim, paralelamente ao período anual de ensino.
Direção escolar
A Câmara de Vereadores realizou sessão extraordinária para garantir agilidade na aprovação do projeto de lei da Prefeitura que trata sobre a eleição de diretores escolares. A mudança foi necessária por apontamento do Ministério da Educação. A partir de agora, não é mais elaborada uma lista tríplice, e sim definido o diretor por eleição, desde que tenha quórum de 40% dos pais e professores, assim como os ACTs podem votar.
Primeira discussão
Outros três projetos de lei estavam em primeira discussão na sessão desta segunda-feira. Um deles, de origem da Prefeitura, autorizando o Município a receber, por doação, itens de mobília. Os demais projetos, de autoria do Legislativo, são de autoria da vereadora Terezinha Dybas, alterando a lei que dá nome à Rua Carlos Beckert, ampliando sua extensão. O segundo, de autoria da vereadora Zuleica Voltolini, denomina de Lara Cristina Lang a unidade de saúde ESF-9. Todos estes projetos retornam para segunda discussão e votação.