Evento regional discute educação
São Bento do Sul recebeu nesta terça-feira (5) um evento regional para debater a importância da educação básica e do direito de aprendizagem, com especial destaque para os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Temas essenciais para o avanço da educação foram debatidos, com a presença de autoridades e especialistas do Ministério Público e do Tribunal de Contas de Santa Catarina.
Mais de 150 gestores escolares prestigiaram o evento, sendo que a Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) mobilizou essa frente, juntamente com a Secretaria de Educação de São Bento do Sul, a fim de refinar pautas importantes para o futuro do ensino e que são pertinentes ao sistema como um todo. “É uma oportunidade para que as discussões sejam aprofundadas e que novas abordagens de situações comuns a todos sejam apresentadas”, avaliou o prefeito Antonio Tomazini.
A secretária executiva da Amunesc, Simone Schramm, abordou em sua fala que temas atuais e importantes, como as melhores práticas de ensino para alunos autistas e típicos, precisam ser olhadas de forma mais especializada. Simone pontuou que órgãos como o Tribunal de Contas e o Ministério Público demonstram estar dedicados a buscarem, junto com os municípios e o Estado, o aperfeiçoamento dos serviços de educação para toda a comunidade escolar.
Saeb
Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, a partir de evidências.
Entre outros aspectos, também possibilita a compreensão sobre as condições de acesso à escola e a permanência nela, além de avaliar o quão eficiente é o ensino. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes no contexto escolar.