Animais silvestres são devolvidos à natureza
Os alunos do programa Protetor Ambiental (PROA), desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental aos estudantes da Escola Básica Municipal Emílio Engel, realizaram na última segunda-feira (25), uma saída de campo até a Usina Rio Vermelho de Energia (URVE), localizada na Área de Proteção Ambiental – APA Rio Vermelho.
Durante a visita, os protetores puderam conhecer mais sobre a importância da preservação ambiental e presenciar de perto a soltura de animais silvestres na natureza. Aconteceu a soltura da Coruja-da-igreja, ou Suindara (Tyti furcata), e de um Graxaim ou Cachorro-do-mato (Cerdocyon thous), que foi ambientado em uma área de mata.
Segundo a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Viviane Büttelbrun, a saída de campo dos protetores com a soltura dos animais silvestres foi emocionante. “A reação das crianças ao presenciarem este momento especial que é o retorno dos animais para a natureza foi emocionante. As crianças desempenharam um papel essencial onde vivem, contribuindo com a proteção do meio ambiente em suas casas, escola e comunidade”, explicou.
A soltura dos animais é realizada através de uma parceria entre a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e Usina Rio Vermelho de Energia (URVE).