Agentes de endemias atendem denúncias
A equipe de agentes de combate contra à dengue atendeu na manhã desta segunda-feira (16) duas denúncias de descarte irregular de lixo em terrenos baldios. Os locais ficam no loteamento Alpestre e na Vila União e poderiam estar servindo de criadouros para o mosquito Aedes aegypti, que transmite doenças como dengue, zika e chikungunya.
Conforme destacou a agente Cleide Adriana, é importante que lideranças comunitárias ajudem a conscientizar os moradores dos bairros para que não descartem lixo e materiais no meio ambiente. Potes, pneus, sacolas e recipientes que possam acumular água se tornam perigosos locais de reprodução do agente transmissor.
A diretora do Centro de Vigilância em Saúde, Silvana Bianco Bauer, ressaltou que a principal função dos agentes é orientar e controlar as endemias, mas que é necessário que todos façam sua parte para que o quadro da dengue não se agrave ainda mais. Já são quase 160 focos identificados em São Bento do Sul e para que novos não surjam é preciso que a população tome todos os cuidados de prevenção.
Se porventura algum cidadão verificar descarte irregular de lixo em terrenos desocupados ou áreas verdes, pode realizar a denúncia diretamente para Ouvidoria Municipal pelo WhatsApp: (47) 3631-6004. É importante enviar o nome correto da rua com o número, para que o boletim seja preenchido corretamente.