Nova procuradora assume Procuradoria da Mulher

Nova procuradora assume Procuradoria da Mulher

A Procuradoria da Mulher, localizada na Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, possui uma nova procuradora: a vereadora e vice-presidente da Casa, Cátia Friedrich. Ela assumiu o trabalho nesta semana e está comprometida em promover o bem-estar das mulheres residentes na cidade.

A vereadora destacou que se sente grata pela oportunidade de estar à frente de uma iniciativa executada pelas vereadoras da legislatura anterior, como Carla Hofmann, Terezinha Maria Dybas, Karen Lili Fechner e Zuleica Voltolini . “A semente foi plantada por elas e o nosso compromisso é de continuar a dar voz às mulheres, bem como lutar por elas”, pontuou. Ela frisou que todas serão bem-vindas e acolhidas.

Os projetos para 2025 relacionados à Procuradoria da Mulher já estão em andamento, de acordo com Cátia. Haverá palestras nas escolas, mais uma edição do Abraço Coletivo, capacitação de profissionais que poderão dar suporte a mulheres vítimas de violência e outros.

O presidente da Câmara, Gilmar Pollum, declarou que o projeto está em boas mãos. “A Cátia já carrega essa pauta feminina consigo. Creio que ela vai fazer um trabalho excelente, já que é dinâmica. Sei que ela já está buscando parcerias com os conselhos aqui da cidade. Ela será uma peça fundamental para a ponte entre o legislativo e o executivo no trabalho de políticas públicas às mulheres”, afirmou.

Como procurar

A Procuradoria segue aberta de segunda a sexta-feira na Câmara de Vereadores, das 7h30 às 19 horas. Todas as mulheres que se sentem vítimas de qualquer tipo de violação podem procurar ajuda. Há outras formas de violência além da física, que é a mais denunciada. Violência sexual, patrimonial, moral, psicológica e política também se enquadram na prestação de apoio da Procuradoria da Mulher. Cátia finalizou a fala garantindo total sigilo das informações. “Nada será divulgado em respeito a elas”, disse.

Propósito

Idealizada em 2021 pela ex-vereadora Carla Hofmann, a Procuradoria da Mulher tem a função de representatividade e defesa feminina. Todas as denúncias de violência e discriminação são recebidas, encaminhadas e fiscalizadas. O projeto também acompanha a execução de programas dos governos federal, estadual e municipal que promovem a igualdade de gênero. 

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *