Vereadores participam de reunião sobre Plano de Combate às Drogas

Vereadores participam de reunião sobre Plano de Combate às Drogas

Vereadores da Câmara de São Bento do Sul participaram da reunião promovida pelo Conselho Municipal Antidrogas (Comad), nesta quarta-feira (12), com o intuito de trazer mais informações sobre a construção do Plano Municipal de Políticas Sobre Drogas (Plamad). O convidado para discorrer sobre as diretrizes do Plano foi Egon Schlüter, secretário geral da Cruz Azul no Brasil, uma entidade localizada em Blumenau – SC, que é referência no combate às substâncias ilícitas.

De acordo com o presidente do Comad, Jean Sasse, diversas demandas chegam a ele, como pedidos de palestras e intervenções nas escolas. Entretanto, como não há um guia de políticas públicas para tais assuntos, o trabalho não é tão proveitoso. “A gente se sente perdido. Essa é a verdade. O que o Egon nos trouxe aqui é o pontapé inicial. A partir do Plamad, nós vamos conseguir executar”, disse. Sasse também agradeceu e enalteceu a ampla presença das entidades são-bentenses na reunião. Egon fez questão de também fazer a observação sobre os participantes: “Não lembro de ter participado de uma reunião com tantas autoridades presentes.”

Durante a explicação, o secretário da Cruz Azul ressaltou que o Plamad deve desenvolver a prevenção, tratamento e a reinserção social através de medidas eficazes e que tragam acolhimento e conscientização tanto ao dependente químico quanto à família. “Nós queremos fortalecer a família para depois chegarmos ao dependente. Muitas vezes, o nosso foco é somente no dependente, mas quem mais sofre é a família e as crianças. Um pequenino que vive em um contexto de drogas tem grandes chances de desenvolver uma dependência”, disse. A estratégia, segundo ele, é que a comunidade também esteja aliada às entidades envolvidas no processo, principalmente na reinserção, abrindo caminhos às pessoas que desejam sair da dependência química, como, por exemplo, com oportunidades de emprego.

Contribuições

Os vereadores Diego Niespodzinski, Rodrigo Vargas, Cátia Friedrich e Vilson da Silva comentaram sobre o assunto com os presentes. 

Diego relembrou que o assunto ‘prevenção’ esteve presente na sessão da Câmara da última segunda-feira (12), durante a Palavra Livre. Ele também citou que o diálogo é uma das grandes ferramentas para o combate às drogas, especialmente com os jovens. “Se conseguirmos direcionar um trabalho com virtudes e regras, tenho certeza que vamos ter um resultado expressivo”, comentou. Vargas aproveitou a fala e também mencionou que a prevenção é o melhor caminho para a comunidade, e que a Câmara de Vereadores vai continuar levantando essa bandeira. “Todos, com certeza, vão abraçar essa ideia. Gostaríamos, na verdade, que todos os gestores abraçassem a ideia”, afirmou. 

Já Vilson abordou o caso das pessoas em situação de rua, que acabam usando substâncias ilícitas no dia a dia. Ele pediu que o assunto não seja deixado de lado e que medidas de acolhimento sejam tomadas em relação a eles. “Nós estamos falando sobre seres humanos. A vida nos dá rasteiras e qualquer um pode se perder. Tenho certeza que a Câmara vai estar junto de vocês na tomada de decisões”, completou.

Cátia, a última entre os vereadores a se manifestar, destacou a importância do plano e afirmou que a semente será plantada. “Se uma pessoa conseguir sair do vício já será motivo de vitória. Tem sempre alguém que precisa de uma mão amiga. Essa é a nossa função”, finalizou.

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *