Câmara participa de evento promovido pelo Sindusmobil

Câmara participa de evento promovido pelo Sindusmobil

O setor moveleiro de São Bento do Sul deu um passo importante para fortalecer sua atuação e atrair novos profissionais. Na última segunda-feira (17), lideranças empresariais apresentaram às autoridades municipais o programa Amplia – Aliança Planalto Norte pela Valorização do Setor Moveleiro. O encontro ocorreu no auditório do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário (Sindusmobil) e contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Pollum, do prefeito Antonio Tomazini e representantes da gerência regional da educação do Estado, além de secretários municipais.

O programa tem como objetivo ampliar parcerias com o poder público para fortalecer a qualificação profissional e divulgar as oportunidades do setor nas escolas, incentivando a empregabilidade. Entre as iniciativas já em andamento, destacam-se a pesquisa de clima organizacional, capacitação de trabalhadores e imersões presenciais com estudantes do ensino médio.

Pollum destacou a relevância da iniciativa para a economia local. “O setor moveleiro é a base da nossa economia e um grande gerador de empregos. Projetos como esse são fundamentais para garantir a continuidade do desenvolvimento industrial e a formação de novos profissionais para suprir a demanda do mercado”, afirmou.
Com mais de um século de tradição, o polo moveleiro de São Bento do Sul é referência nacional e internacional, sendo líder nas exportações de móveis no Brasil. A região, que inclui também os municípios de Campo Alegre e Rio Negrinho, responde por 47% das exportações catarinenses e 14% das exportações nacionais do setor.

Atualmente, cerca de 400 empresas empregam mais de 7 mil trabalhadores, consolidando a indústria moveleira como a maior força geradora de empregos do Planalto Norte. A expectativa agora é que o poder público se una às entidades empresariais para fortalecer ainda mais o setor, garantindo inovação, qualificação e crescimento sustentável para os próximos anos.

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *