Banner CelularBanner PC

Câmara mirim se reúne em mais uma sessão

Câmara mirim se reúne em mais uma sessão

Vereadores mirins titulares da 17ª Legislatura se reuniram, na tarde de quarta-feira (9), para mais uma sessão mensal, com a discussão de três indicações, duas moções e um projeto de lei. Para prestigiá-los, os estudantes das Escolas Sesi, Adélia Lutz e Denise Harms marcaram presença no plenário. 

Antes de os projetos entrarem em discussão, os jovens pausaram a sessão para definição das comissões permanentes de Educação, Cultura e Lazer e Saneamento, Saúde e Meio Ambiente, a fim dar um parecer acerca dos projetos de lei 01 e 02/2025. Ao retornarem, o presidente Felipe Ozorio Schultz anunciou os respectivos membros e os pareceres favoráveis aos projetos:

Comissão de Educação, Cultura e Lazer:

Luiza Liebl – Presidente

Edison Breno de Almeida – Relator

Maria Clara Buttechewitz – Membro

Comissão de Saneamento, Saúde e Meio Ambiente:

Hanna Catherine Jeller – Presidente

Augusto Cesar Chaves – Relator

Gian Fabrício Gravi Gonçalves – Membro

Discussão

O vereador Gian Fabrício Gravi Gonçalves, autor da indicação 12/2025, que solicita manutenção e limpeza nas calçadas da Rua Tereza Conrad, no bairro Oxford, afirmou que o local ainda não está terminado. “As calçadas não estão terminadas e estão tomadas pela vegetação, o que impossibilita o trânsito dos pedestres de forma segura”, afirmou.

Quanto à indicação 13/2025, de autoria da vereadora Nayara Schermach Moreira, que pede a instalação de um bebedouro na praça do bairro Rio Vermelho Estação, próximo à Escola Emílio Engel, ela afirmou que a iniciativa visa auxiliar a hidratação dos frequentadores. “A praça é muito utilizada por jovens, adultos e crianças e, por isso, seria de extrema importância a instalação”, disse.

Já a vereadora Maria Clara Buttechewitz solicitou, através da indicação 14/2025, estudos técnicos visando a possibilidade de disposição de armários para que os alunos dos anos finais possam guardar os materiais. “Essa ação vai evitar o excesso de peso ao carregar as malas e até mesmo possíveis esquecimentos”, exemplificou. O mirim Edison Breno de Almeida se mostrou favorável durante a discussão. “Eu acho que é interessante ter armários em todas as escolas”, acrescentou. Todas as indicações foram aprovadas e serão encaminhadas ao Executivo nos próximos dias.

Duas moções de aplauso entraram em discussão: a 01/2025, que homenageia o atleta Arthur Engler pela conquista da segunda medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), e a 02/2025, a fim de destacar o reconhecimento internacional da banda marcial Castelo Branco pelas apresentações realizadas no Chile e Argentina.

Palavra Livre

Usaram a tribuna os mirins Luiza Liebl, Nayara Schermach Moreira, Edison Breno de Almeida, Hanna Catherine Rueckl Jeller, Kemilyn Vitória Rank, Augusto Cesar Chaves e Guilherme Fiamoncini. Após o fim das falas, o presidente Felipe convidou a todos para a próxima sessão, que acontecerá no dia 14 de maio, às 15h30. 

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *