Oficina de Pisanki: Alunos de Polonês aprendem a Arte da Pintura de Ovos de Páscoa

Os ovos se tornaram recentemente o assunto das conversas cotidianas em Papanduva. Por um lado, pelo preço alto, por outro, pela aproximação da Páscoa. Na Polônia, nesta época, grandes preparativos para esses feriados estão em andamento e não é diferente entre a comunidade polonesa em Papanduva.
“Pisanki”, ou ovos coloridos de Páscoa, estão presentes em todas as casas polonesas. As técnicas para decorá-los variam. Na sexta-feira, 4 de abril, a Associação Polonesa POLPAN em Papanduva organizou oficina de fabricação de ovos de Páscoa. Os participantes puderam aprender sobre diversas técnicas populares na Polônia, como decorar ovos soprados com cera e raspar ovos tingidos com cascas de cebola. Eles se familiarizaram com símbolos selecionados tradicionalmente usados para decorar ovos e seus significados. As aulas foram preparadas pela professora de polones Renata Matusiak e pelo convidado especial de Sao Bento do Sul – Thiago Rodrigo Priebe Neiderdt, etnógrafo e professor de dança, que apresentou um método passo a passo de decoração com cera.
Na antiga Polônia, a decoração dos ovos de Páscoa acontecia na Sexta-feira Santa. Essa era uma atividade reservada para meninas. Depois elas lavavam os cabelos com a água em que os ovos eram cozidos para serem pintados. Esse tratamento deveria deixar o cabelo grosso e brilhante – não verificamos se funciona hoje, mas cozinhamos ovos durante as aulas para ver como eles mudavam de cor sob a influência de diferentes quantidades de cascas de cebola – é uma maneira fácil e simples de fazer “pisanki”, mesmo que alguém não tenha tempo para decorações demoradas; porque é difícil para os poloneses imaginarem a Páscoa sem ovos pintados. Os ovos de Páscoa são um elemento indispensável na decoração da casa na Páscoa e ocupam um lugar importante na cesta de Páscoa.
Os participantes do curso também puderam saborear uma típica salada de legumes polonesa, preparada, entre outros, para a Páscoa. Eles voltaram para casa com ovos de Páscoa feitos por eles mesmos, entrando no clima da Semana Santa que se aproximava. E Thiago voltou para sua cidade também satisfeito com a recepção hospitaleira em Papanduva. Em um futuro próximo, a Associação POLPAN convidara você para mais workshops relacionados à cultura polonesa.
Texto por Renata Matusiak, Associação Polpan.