Ocorrências em relação às chuvas
Devido às chuvas ocorridas desde a tarde de quarta-feira (15), a Defesa Civil de São Bento do Sul está em alerta para atender situações de eventualidades no município. Até o momento, foram registradas três ocorrências, porém as equipes realizam vistorias e levantamentos pela cidade para verificar outras áreas com risco de alagamentos ou deslizamentos.
Segundo o diretor da Defesa Civil, Vilmar Kravec, o órgão atendeu chamados solicitando atendimento no bairro Brasília, onde um muro desabou. Na rua Augusto Klimmek, no Centro, nas proximidades da Condor, também foi registrada queda de muro, por isso, a via está em meia pista. Também houve registro de alagamento na Vila Schwartz, em Serra Alta. “Estivemos nesses pontos para prestar atendimento, porém, seguimos monitorando os rios e outros locais de risco do município. Em caso de qualquer registro, pedimos que entrem em contato conosco pelo telefone 199”, disse.
Orientações – Conforme previsão do tempo da Defesa Civil do Estado, nesta quinta-feira (16) o tempo permanece instável e com chuva persistente no norte do estado. Nas próximas horas, persiste a condição para chuva, sendo moderada em alguns momentos, mantendo o risco moderado para ocorrências associadas a alagamentos pontuais e deslizamentos. Por conta disso, é bom seguir algumas orientações:
Tempestades com ventos fortes e raios
• Busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados;
• Em local abrigado, fique longe das janelas, desligue os aparelhos eletrônicos e lembre-se: o banheiro em alvenaria é um local muito seguro.
Alagamentos e inundações
• Evite contato com as águas e não dirija em locais alagados;
• Evite transitar em pontilhões e pontes submersa;
• Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.
Deslizamento de terra
• Fique atento em inclinação de postes e árvores;
• Fique atento em qualquer movimento de terra ou rochas próximas à sua residência;
• Fique atento ao aparecer rachaduras em muros ou paredes.
Em caso de ocorrências, ligue para o telefone 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).