Osterfest começa nesta quinta-feira; conheça idealizadora da pintura do ovo gigante de Pomerode
Obra de arte com 16 metros de altura promete quebrar novo recorde mundial em 2023
Começa nesta quinta-feira (16), a 15ª edição da Osterfest, a festa de páscoa de Pomerode, no Vale do Itajaí. O evento busca quebrar novamente o recorde mundial de maior ovo de páscoa decorado do mundo.
A cidade já chegou a conquistar a marca em 2019, mas foi superada por um ovo de Salou, na Espanha, em 2022. Além do ovo, a festa possui a maior árvore de páscoa decorada do mundo, com mais de 100 mil casquinhas de ovos pintadas à mão.
Neste sábado (18), equipes do Guinness Book, o Livro dos Recordes, estarão no evento para avaliar de perto o ovo gigante deste ano. A atração possui 16 metros de altura, de acordo com a organização da festa.
As cores e traços da obra de arte foram elaborados pela artista plástica e professora Joana Wachholz.
Joana atua na rede municipal de ensino de Pomerode desde 1999 e atualmente é a diretora da Escola Municipal Olavo Bilac, a maior do município. Porém, em entrevista, Joana confidenciou que sua relação com a arte antecede o carinho que tem pela educação.
“Tenho ligação com o artesanato desde os seis anos de idade e concilio as duas profissões. Inclusive, tenho trabalhos expostos no comércio local e o convite para este trabalho na Osterfest surgiu em outubro do ano passado”, relata.
A obra de arte exposta no Centro Cultural de Pomerode possui traços da Cassúbia (Kaschuben), região da Pomerânia que influenciou desenhos usados em cerâmicas e bordados trazidos pelos imigrantes alemães.
“Foram feitos aprimoramentos e testes para chegarmos naquilo que será estampado (…). Foi um desafio assim, não era algo que eu estava acostumado a produzir”, conta.
Valorização da arte local
A pintura em porcelanas, de acordo com o presidente da Avip (Associação Visite Pomerode), Manfredo Goede, fez parte do cotidiano de Pomerode por muitos anos. A associação organiza a Osterfest, que em 2023 chega a sua 15ª edição.
“Temos aqui uma das fábricas mais tradicionais e, assim como o artesanato feito em madeira, houve um tempo em que as peças em porcelana pintadas a mão eram facilmente encontradas”, relata Goede.
A criação do desenho que estampa o ovo levou cerca de três meses. Em seguida, para reproduzir a arte de um quadro para o ovo gigante, um time liderado pelo escultor João Siqueira realizou o trabalho por cerca de um mês.
“O ovo é composto por três faces, são três desenhos iniciais que vão se transpondo e se complementando conforme o ângulo que a pessoa vê. Havia uma preocupação se o desenho iria ser contínuo, bem como o tipo de técnica que a gente ia utilizar para que ele ficasse aprazível”, detalha Joana Wachholz.
‘A gente mora onde a maior parte do Brasil vem passear’
A declaração da artesã durante a entrevista, retrata a realidade de Santa Catarina como um dos maiores destinos turísticos do Brasil. A preocupação com os detalhes da obra de arte finalizada nesta semana é gigantesca.
“Foram algumas noites de sono perdidas por este desenho e eu lembro de algumas artes de porcelana nesse estilo bem antigamente. São poucos os registros de obras nesse estilo para se inspirar, mas fiquei feliz com o resultado”, afirma Joana Wachholz.
O que é a Osterfest?
A festa de páscoa da cidade mais alemã do Brasil traz diversas atrações para toda a família, mas em especial para as crianças. Desde a pintura de casquinhas de ovos, passando por decoração de bolachas preparadas por doceiras locais e confecção de coelho de tecido.
A Osterfest acontece sempre de quinta-feira a domingo e segue até 9 de abril. Neste primeiro fim de semana, por conta do carnaval, a festa terá calendário estendido, abrindo também na segunda (20) e terça-feira (21). O ingresso custa R$ 5,00, com meia entrada, conforme a legislação.
As oficinas voltada ao público infantil, que acontecem dentro do Centro Cultural de Pomerode, são por ordem de chegada, com valores a partir de R$ 10,00. Outra novidade deste ano é o parque de diversões, com uma roda gigante de mais de 25 metros de altura.
A Toca do Coelho é um dos espaços mais fotografados da Osterfest. Com muitos detalhes, o ambiente é uma aposta lúdica para levar crianças e adultos até a casa onde mora o coelho.
O local também traz diversas inspirações para que os visitantes possam decorar a casa. Três espaços valorizam os produtores regionais. Na feira de doces, é possível encontrar diversas opções de bolachas, bolos e outras receitas tradicionais.
Já na Ostermarkt, itens de moda e decoração permitem que os visitantes levem o clima de Páscoa para casa. Por fim, na praça de alimentação restaurantes locais oferecem lanches e pratos que estão entre os mais buscados da cidade.
A 15ª Osterfest é uma realização da Associação Visite Pomerode (Avip). O evento é patrocinado por Kyly, Karsten, Nugali Chocolates, Olho Embutidos, Opa Bier, Komprão, Oxford, Weiku, Mueller e Ipel. A programação conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Pomerode.
FONTE: nd+