A partir deste ano letivo de 2023, a disciplina de Pensamento Computacional faz parte da grade curricular de todas as turmas do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino, preparando os estudantes para um futuro que cada vez mais exigirá habilidades de programar.
Entre vários pontos positivos, a programação estimula o raciocínio lógico, o aprendizado da matemática, desenvolve a habilidade de escrita e também ajuda na organização e melhoria da criatividade nas crianças.
E a Secretaria Municipal de Educação tem recebido vários registros de atividades sendo desenvolvidas com os alunos os quais já estão vivenciando na teoria e na prática, conceitos de programação de maneira lúdica e interativa.
De acordo com o secretário de educação, Josias Terres, “fico muito feliz em observar os alunos fazendo atividades e exercícios da disciplina de Pensamento Computacional, que hoje é uma realidade implantada na rede municipal de ensino. Certamente é um grande avanço no ensino dos alunos, pois essa disciplina é capaz de despertar habilidades que vão contribuir nas demais, principalmente por exercitar o raciocínio lógico. O professor Jaison Ferreira da SEMED está acompanhando essas atividades que tem sido um grande sucesso, e estão sendo trabalhados temas alinhados em toda a rede”, disse.
Confira alguns registros dessa aula inovadora na rede municipal na prática.