Tá na hora de aplicar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19.

Tá na hora de aplicar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19.

Nesta terça-feira (28), a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, inicia a Campanha Nacional de Vacinação 2023 contra a Covid-19, com as vacinas bivalentes da Pfizer. A vacina bivalente contra a Covid-19 é uma atualização dos primeiros imunizantes utilizados, já que protege contra a cepa original da doença e também contra a subvariante ômicron. Com este reforço, o objetivo é ampliar a resposta imune da população.

Nesta primeira fase da campanha, podem receber o imunizante as pessoas com 70 anos ou mais; os imunocomprometidos; os habitantes de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas; e as pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPs) com mais de 12 anos, abrigados e trabalhadores dessas unidades.

Conforme o secretário de Saúde, Rafael Schroeder, o intervalo de aplicação da dose de reforço com a vacina bivalente deve ser de, pelo menos, quatro meses, ou seja, precisa fazer pelo menos quatro meses que a pessoa tenha tomado a última dose. “Para receber a dose, basta procurar uma Unidade de Saúde ESF ou o Posto Central e apresentar caderneta de vacinação e um documento com foto”, destacou.

A cobertura com as doses bivalentes acontece por grupos prioritários, seguindo as definições do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. Os demais grupos serão convocados conforme calendário determinado pelo Governo Federal e com disponibilidade de novas doses.

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *