Federação vai formar superbancada e superar o PL em deputados federais
Federação do União Brasil, PP e Avante vai formar a maior bancada de deputados federais, superando o PL
A Federação entre PP, União Brasil e Avante é vista com bons olhos pelos deputados estaduais do União Brasil em Santa Catarina. O líder da bancada, deputado Jair Miotto avalia como positiva a possibilidade e lembra que a união resultará na segunda maior bancada da Assembleia Legislativa, com seis deputados, igualando-se ao MDB. Nas eleições de 2022, o PP elegeu três deputados e o União Brasil três.
O assunto entrou em pauta em reunião dos deputados da bancada do União Brasil com o presidente estadual da sigla em Santa Catarina, Gean Loureiro e com o deputado federal Fábio Shiochet.
Além da bancada na Alesc no entanto, a Federação dos três partidos possibilitará ter a maior bancada na Câmara dos Deputados, ultrapassando a do PL, com 99 deputados. A soma do PP, com União Brasil e Avante resultará em 113 deputados. São 59 deputados do União Brasil, 47 do PP e sete do Avante.
Em uma federação, os partidos se unem e devem permanecer juntos por quatro anos, conforme estipula Lei aprovada no Congresso Federal. Na prática, se transformam em um partido só.
“Esta união trará crescimento para todos os partidos, pois estaremos juntos em 2024, nas eleições municipais e em 2026, nas estaduais. Também ganharemos força dentro da Alesc”, avalia o deputado Jair Miotto, líder da bancada do União Brasil.