Propriedade terezinhense será tema do segundo webinar
Em Santa Terezinha (SC), biogás beneficia propriedade familiar
Em Santa Catarina, a Epagri acompanha a planta de biogás na Chácara das Meninas, em Santa Terezinha. No webinar, Bianca e o pai Vilmar Bossy vão contar como o sistema de produção de biogás, implantado em outubro de 2021, beneficia a família.
Os Bossy investem na transformação de dejetos de 28 animais em biogás para produção de energia térmica e biofertilizante. Conforme Bianca, de 17 anos, estudante do último ano do curso de técnico em Agropecuária, o objetivo de ter um biodigestor é dar o destino correto aos dejetos, com um melhor aproveitamento.
“O gás gerado no biodigestor vai para um fogão que esquenta a água para a esterilização da tubulação da ordenha e para o fogão na cozinha. Como no fogão da cozinha tem serpentina, é utilizado para aquecer a água para torneiras e para o chuveiro. Já o biofertilizante é aplicado nas pastagens” explica a jovem.
O extensionista Osnei Muniz, da Epagri, que acompanha o projeto, observa que o sistema implantado pelos Bossy é adequado para pequenas propriedades rurais. Ele também ressalta que o sistema tem baixo custo e utiliza geomembrana e lona de vinil.
O segundo webinar do Fórum vai tratar do tema “Biogás no Meio Rural”. Serão apresentados três casos de propriedades rurais localizadas no Sul do Brasil, que produzem biogás para viabilizar suas atividades.
Biodigestor de pequena escala para bovinos: experiências vividas na propriedade da Família Bossy (Santa Terezinha/SC);
O bate-papo vai contar com a co-realização do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/PR), da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI/SC) e Emater/RS-Ascar.
Não perca!
A transmissão será pelo canal do YouTube!