Você Sabia?

Você Sabia?

Água da chuva não é esgoto!

Em períodos chuvosos, a entrada de água da chuva na infraestrutura de esgoto é um dos problemas recorrentes, pois compromete o funcionamento dos sistemas de coleta e tratamento. Grande parte do problema ocorre pela ligação inadequada de calhas e de ralos externos na rede de coleta de esgotos. Esses dois locais devem receber a água da chuva e encaminhar para a rede de drenagem, formada pelas bocas de lobo e galerias pluviais. Outro entrave ao funcionamento adequado dos Sistemas Públicos de Esgotos é a presença de lixo nas redes coletoras e na chegada da estação de tratamento. Toda residência deve possuir a caixa de gordura, que é o equipamento que impede que esse material chegue na rede coletora e cause entupimentos. E essa caixa precisa passar por limpezas periódicas.

Dicas importantes

– Não descarte lixo (plásticos, cabelos, cotonetes, fraldas, etc.) no vaso sanitário, nem mesmo papel higiênico.

– Mantenha os ralos de chuveiro, pia e tanque sempre limpos, assim material sólido não será levado para o sistema de esgoto.

– Adote como uma boa prática o uso do ralinho de pia (ralinho japonês)

– Nunca ligue calhas e ralos que recebem água da chuva na rede de esgotos.

– Direcione a água do tanque e da lavanderia para o sistema de esgoto, nuca para áreas a céu aberto

– Não despeje óleo de fritura na pia, pois a gordura fica sólida quando esfria, causando obstrução da rede de coleta.

Faça parte da lista de transmissão da Prefeitura de Rio Negrinho no WhatsApp e receba todas as notícias e informações da Administração Municipal diretamente no seu celular.

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *