Seu imposto pode contribuir com projetos sociais
O prazo para declaração do Imposto de Renda já iniciou e segue até o dia 31 de maio. Até o momento, mais de 3.400 são-bentenses já realizaram a entrega de sua declaração, que tem como objetivo principal demonstrar os rendimentos tributáveis e não tributáveis e também serve para realizar o acompanhamento da evolução do patrimônio dos brasileiros.
Um dos grandes benefícios da declaração é a destinação de parte do imposto a projetos sociais, onde de forma legal e segura, o cidadão pode ajudar o Fundo da Infância e da Adolescência – FIA e também o Fundo Municipal do Idoso – FMI.
Doações ao longo do ano – Você pode destinar durante o ano, fazendo depósito bancário diretamente em uma conta vinculada ao fundo municipal, estadual ou federal. É importante solicitar sempre o recibo da doação, que deve ser emitido em favor do doador pelo respectivo conselho. Para deduzir os valores do seu imposto devido, no ano seguinte, informe as transferências na ficha “Doações Efetuadas” da sua declaração de imposto de renda. O limite de dedução para as pessoas físicas é de até 6% do imposto devido.
Doações diretamente na declaração – Se preferir, você pode destinar seu imposto diretamente na entrega da declaração, podendo direcionar até 3% aos Fundos de Proteção aos Idosos e mais 3% aos Fundos de Proteção à Crianças e Adolescentes.
Para isso, no momento da declaração, basta preencher a ficha “Doações Diretamente na Declaração” e pagar o DARF até o prazo final de entrega da declaração.
Quem tem direito à restituição também pode destinar. O valor da destinação será somado ao da restituição.
Doações por empresas – Empresas tributadas pelo lucro real também podem fazer destinações em benefício da comunidade. As destinações podem ser feitas em Fundos Municipais, em contas específicas a eles vinculadas. A empresa é quem define o local e o Fundo nos quais serão aplicados os recursos de sua destinação. O limite é de até 1% do imposto devido para cada fundo.
As pessoas que possuírem alguma dúvida para realizar a destinação do seu recurso podem entrar em contato direto com o contador que realiza a sua declaração, ou procurar a Secretaria de Assistência Social, que irá auxiliar no passo a passo para prosseguir com a destinação dos recursos.