Setor produtivo debate temas de interesse do estado com Fórum Parlamentar

Setor produtivo debate temas de interesse do estado com Fórum Parlamentar

Representantes do Conselho das Federações Empresariais de SC reuniram-se com deputados e senadores de SC e participaram de audiência pública na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, dia 11

Os presidentes e representantes das entidades que compõem o Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) cumpriram agenda em Brasília nesta terça-feira, dia 11. O COFEM visitou todos os parlamentares catarinenses que integram a bancada federal e participou de audiência pública da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, que debateu os impactos da terceirização no mercado de trabalho, em especial após a entrada em vigor da Lei da Terceirização e da Reforma Trabalhista. O encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que estava previsto para a tarde de terça, foi adiado por conta de uma cirurgia realizada pelo parlamentar.

Durante as visitas, os representantes do COFEM defenderam mais investimentos em infraestrutura e discutiram questões que afetam o setor. À noite, foi realizado um jantar de integração entre o COFEM e os parlamentares, em que foram discutidas estratégias para agilizar a conclusão de obras em rodovias de Santa Catarina, que estão atrasadas há anos.

Durante reunião com o senador Esperidião Amin, o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, entregou documento com subsídios, elaborados em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), sobre o Projeto de Lei Complementar (PLP 245/2019), que tramita no Senado, e trata dos critérios de acesso à aposentadoria especial para os segurados do regime geral de previdência social que exercem atividades expostos a agentes nocivos à saúde, bem como aqueles que põem em risco sua integridade física pelo perigo inerente à profissão. O projeto propõe ainda a obrigatoriedade da empresa na readaptação desses profissionais, com estabilidade no emprego, após o tempo máximo de exposição a agentes nocivos. A matéria está na Comissão de Assuntos Sociais da casa e a relatoria é do senador Amin.

Nesta quarta-feira (12), representantes da FIESC e Fetrancesc e o senador Amin reuniram-se com diretores da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para tratar da necessidades de obras indispensáveis na BR-101 que não estão previstas no contrato de concessão, mas são urgentes para desafogar a rodovia.

O COFEM é composto pelas Federações das Indústrias (FIESC), do Comércio (FECOMÉRCIO), da Agricultura (FAESC), dos Transportes (FETRANCESC), das Associações Empresariais (FACISC), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), das Micro e Pequenas Empresas (FAMPESC), além do Sebrae-SC.

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *