SESSÃO FESTIVA EM COMEMORAÇÃO AOS 143 ANOS DE RIO NEGRINHO
A Sessão Festiva em comemoração aos 143 anos de Rio Negrinho teve plenário lotado na noite dessa quarta-feira (19/04). A proposição foi de autoria dos Vereadores Rodrigo dos Santos- Dido e Presidente da Mesa Diretora Cassio Alves
O evento teve como prioridade, valorizar a cultura e a história do município. Começando com a participação do Grupo de Canto Coral Infanto Juvenil que executou Hino Nacional Brasileiro, com alunos de 06 a 13 anos de idade e é
ministrado pela Professora Kelly Ramos desde 2002.
Também teve muita música ao vivo com o Grupo de Metais, da Escola de Música Professor Valdeci Maia, que deu show nas apresentações das músicas de vários estilos, utilizando os instrumentos de sopro e coordenados pelo professor Ricardo de Espíndola.
Como a cultura estava presente em todos os momentos, o Grupo folclórico Germânico Oberland fez sua brilhantes apresentação. Esse grupo este que foi fundado em 19 de julho de 1989, por iniciativa de membros participantes do grupo de jovens da matriz santo Antônio de Pádua e da comunidade jovem Cristo Rei, cumpriu seu objetivo de preservar as tradições dos colonizadores de Rio Negrinho, mais especificamente com relação a musicas e danças.
Em outro momento de histórias, cultura e música, os convidados para falar foram: O senhor José Kormann, professor historiador que lançou ano passado seu 29º livro. Senhor Carlos Alberto Pinto, que instituir a escola de música na cidade e é maestro que ensinou muitos regentes que trabalham atualmente com música. E por fim, marcou presença, o senhor José Testoni, hoje com 84 anos de idade, que é juntamente com Wilson Glelepi, o autor da letra e música do Hino de Rio Negrinho. Deles, saíram várias explicações e significados desde a criação do município, até os tempos atuais.
Especialmente lembrado durante a Sessão, o senhor Siegmar Erico Weick – in memorian, teve um vídeo restaurado do ano de 2009, quando ele falava da criação da bandeira e do brasão da cidade de Rio Negrinho, emocionando os presentes e quem acompanhou o evento pela internet.
Além das falas do Presidente da Câmara Municipal, Vereado Cassi Alves, o Vereador Rodrigo dos Santos e o Prefeito Caio Treml também discursaram na memorável noite festiva.
Que encerrou as apresentações com a participação do grupo de Dança Comigo Cia de Dança, que iniciou seus trabalhos em 1996, e que tem como destaque a participação em cinco edições do mais renomado festival de dança “Festival de dança de Joinville”.
E claro, o Hino de Rio Negrinho, propositalmente executado ao vivo pela aluna Maria Sofia Pereira do Grupo de Canto Coral Infanto Juvenil, quer foi acompanhada pela professora Kelly Ramos no teclado.