Hoje é um dia histórico para Rio Negrinho!

Hoje é um dia histórico para Rio Negrinho!

Um dos cartões postais da cidade, a Chaminé da Cimo foi tombada pela Prefeitura Municipal como patrimônio histórico e cultural da cidade na tarde desta quinta-feira (20). A Móveis Cimo S/A foi uma fábrica de móveis que iniciou suas atividades no ano de 1913, no município de Rio Negrinho.

O tombamento da chaminé representa um importante reconhecimento da nossa história e patrimônio cultural. A Cimo foi uma das maiores empresas de móveis do país, e sua história está diretamente ligada à nossa cidade, onde foi fundada e operou por muitos anos, gerando emprego e renda para muitas famílias rio-negrinhenses.

Conforme a diretora-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Viviane Tomelin Santin, a chaminé da Cimo é um símbolo da nossa história industrial e um importante marco arquitetônico da cidade. “Seu tombamento representa a preservação desse patrimônio e a valorização da nossa cultura e memória”, destacou.

Um patrimônio tombado é um bem cultural que foi oficialmente reconhecido e protegido em virtude de seu valor histórico, artístico, arqueológico, paisagístico ou cultural. O tombamento é um procedimento administrativo que visa garantir a preservação desses bens para as gerações futuras, impedindo que sejam destruídos, descaracterizados ou alterados sem autorização prévia dos órgãos competentes. A proteção conferida pelo tombamento é uma forma de proteger a memória e a identidade de um povo.

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *