PREVENÇÃO

PREVENÇÃO

A Defesa Civil de Rio Negrinho recebeu, na terça-feira (10), a visita do grupo técnico do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), visando realizar a manutenção e recuperação da estação hidrológica instalada na ponte do Ipiranga. Durante a ação, realizada em parceria com a Celesc e Energiluz, foram realizadas diversas atividades, incluindo a verificação dos equipamentos, a limpeza dos componentes, a substituição de peças danificadas, a calibração e a coleta de dados.

Com a conclusão da recuperação da estação, agora dispomos de gráficos otimizados para a visualização e acompanhamento do volume de chuvas e do nível do rio Negrinho. Além disso, os dados históricos serão armazenados, o que possibilitará seu uso em estudos futuros. É importante ressaltar que a estação estava fora de operação desde outubro de 2017.

Os pluviômetros automáticos e a estação hidrológica fazem parte da Rede de Monitoramento Ambiental do CEMADEN e desempenham um papel fundamental na emissão de alertas, uma vez que medem em tempo real a quantidade e intensidade das chuvas, subsidiando assim a identificação de condições propícias para inundações e alagamentos. Essas informações são significativas para a redução de danos materiais e perdas humanas.

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *