Monte Castelo comemora 61 anos

Monte Castelo comemora 61 anos

Do dia 15 ao dia 21 diversas atividades comemorativas ao aniversário da cidade vão acontecer

 A colonização do município iniciou-se por volta do ano de 1807, quando havia tráfego regular dos tropeiros pela Estrada das Tropas, entre Paraná e Rio Grande do Sul. Nesta época, foi construída, por João da Silva Machado conhecido como Barão de Antonina, uma pequena capela na localidade de Rodeio Grande, distante 8 Km do local onde nasceria a comunidade de Rio das Antas.

Os primeiros colonizadores provinham das localidades do Paraná e do próprio Estado de Santa Catarina, em busca de terras mais férteis e propícias à agricultura. Com esse atrativo, os novos moradores iniciaram a construção do primeiro povoado de Rio das Antas, núcleo inicial do atual Município de Monte Castelo.

Em 1958, a Câmara Municipal de Papanduva editou a Resolução 48/58 de 09 de julho de 1958, que autoriza a criação do Distrito de Rio das Antas.

Nesta época, pós II Guerra Mundial, o nome escolhido foi ?Monte Castelo, em homenagem aos brasileiros que obtiveram importante vitória na batalha e conquista de Monte Castelo, na Itália.

Pela Lei Estadual n° 818, de 23 de abril de 1962, o Distrito de Monte Castelo foi elevado à categoria de município, instalado em 15 de maio de 1962.

Após isso, já se passaram 61 um anos, que vem sendo comemorado por comunidade do municipio.

Comemoração

Uma extensa agenda de comemorações esta prevista para iniciar 15 e se estender até o dia 21 de maio, onde serão assadas 61 umas costelas de fogo de chão chegando a aproximadamente mil costelas gratuitamente para população e mais uma grande quantidade de boi ralado no espeto.

O prefeito Jean Carlo Medeiros de Souza, fala sobre as festividades, “comemorar os 61 anos de Monte Castelo com a nossa gente é a melhor forma de se festejar, cada munícipe sabe o quanto já foi feito durante todos e anos e quanto todos juntos podemos fazer daqui pra frente, parabéns Monte Castelo”, disse o prefeito com muita alegria.

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *