Santa terezinha ganha o colorido e o perfume da canafistula em seu perimetro urbano.

Santa terezinha ganha o colorido e o perfume da canafistula em seu perimetro urbano.

Nas datas de 10 e 11 de maio de 2023 o projeto arborização foi posto em prática. A arborização urbana se faz como um componente biótico fundamental das cidades no Brasil. O marco inicial da utilização da vegetação na composição do espaço urbano brasileiro data o ano de 1637, quando Maurício de Nassau tentou reproduzir em Recife aspectos paisagísticos semelhantes aos das cidades europeias.

Os benefícios ecológicos referem-se à melhoria microclimática. Ou seja, as árvores, por intermédio de suas folhas, absorvem radiação solar que diminui a reflexão e proporciona sombra; reduzem ou aumentam a velocidade dos ventos e aumentam a umidade atmosférica que refresca o ar das cidades.Também amenizam a poluição atmosférica e acústica e protegem o solo e a fauna.

Esteticamente referem-se à adição de cores ao cenário urbano com as flores, as folhas e os troncos, Outro importante benefício se dá pela oportunidade de educação ambiental à população: as pessoas aprendem sobre o meio ambiente ao notar a clara diferença entre as áreas arborizadas e as áreas construídas.

O projeto desenvolvido pela secretário do Esporte, cultura e turismo, em parceria com Epagri e secretária da agricultura , após um importante estudo, optou pela“ Canafístula” , uma árvore de crescimento rápido e ao mesmo tempo resistente a quebras ocasionadas pelo vento.

CANAFÍSTULA Senna multijuga, originária do Brasil, da família Fabaceae. É de médio porte que atinge de 6 a 15 metros de altura e tronco de 30 a 40 cm de diâmetro, resistente a geadas de folhas pinadas, que caem no inverno, floração amarela magnifica, formando cachos que em contraste com as folhas verde escuro, ficam ainda mais bonitas. São melíferas e atraem muitas abelhas, um ponto importante afinal, temos um município apícola, e quando falamos em abelhas, também sabemos da sua importância para a colonização de todas as demais produções. O fruto é uma vagem achatada de aproximadamente 15 cm, com dezenas de sementes alongadas e muito pequenas.

Encontramos a canafístula em quase todo Brasil, colore o verão de amarelo, e agora vai colorir a serra e a entrada do Parque Mata Nativa no centro de Santa Terezinha com suas 410 mudas plantadas.

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *