Abertas as doações para o Banco de Materiais da Emhab

A Empresa Municipal de Habitação (Emhab), de São Bento do Sul, está iniciando um importante projeto social que visa beneficiar famílias de baixa renda do município. Trata-se do programa Banco de Materiais, que vem sendo implementado gradativamente, após a sanção da Lei de criação. A proposta consiste na doação de sobras de materiais de construção, que serão armazenados em um galpão da Emhab e depois distribuídos à população em situação de vulnerabilidade social inscritas no programa, a fim de garantir condições dignas de moradia.
O projeto está em fase de estruturação. No momento, a Emhab abriu o recebimento de doações de empresas da região e também de pessoas físicas. “Posteriormente, após a disponibilização do veículo exclusivo para o programa, poderemos fazer inclusive a coleta. Faremos a triagem, cadastro e selecionar por meio de nosso sistema as famílias que serão atendidas”, elenca o assessor de Gabinete da autarquia, Alexandre Carvalho.
O diretor-presidente da Emhab, Airton Ramos, esclarece que o projeto passou pela análise e aprovação da Câmara de Vereadores. “Tivemos apoio de todos os vereadores de nosso município na aprovação e implementação desse projeto. A ideia é beneficiar as famílias de baixa renda de São Bento do Sul, que não têm condições de comprar materiais de construção para execução de reformas, proporcionando uma melhor qualidade de vida para estas pessoas. É importante reforçar que no momento, não estamos buscando as doações. Os doadores necessitam trazer os itens até nosso galpão”, destacou o presidente.
A assistente social da Emhab, Maira Denice Gonçalves de Almeida, explica que as famílias que têm interesse em participar do programa terão que se cadastrar junto à autarquia. “Em breve vamos abrir um período de agendamentos para cadastro exclusivos para este programa Banco de Materiais. Vamos avisar em nossos canais de comunicação e na imprensa em geral quando este cadastramento estiver aberto”, explicou.
Importante
O programa irá seguir o sistema de pontuação regido por Lei que a empresa utiliza para seus programas habitacionais. Para a concessão do repasse, deverá ser preenchido cadastro socioeconômico e emitido parecer social pela assistente social da autarquia. As famílias beneficiadas terão 30 dias corridos para apresentarem a prestação de contas do material adquirido, sob pena de apreensão e recolhimento dos bens. Desta forma as doações ficaram resguardada e com a garantia que serão utilizadas para melhorar as moradias das famílias cadastradas.
Não podem participar
O programa Banco de Materiais, da Emhab, não poderá efetuar o repasse de materiais para famílias residentes em área de preservação ambiental, famílias que estejam ocupando de maneira irregular imóvel de propriedade de pessoa ou entidade privada ou imóvel de área pública do Município e para famílias que estejam em imóvel com processo judicial de reintegração de posse.
Doações
Os empresários e pessoas interessadas em realizar doações de materiais, em bom estado de conservação, devem agendar a entrega dos itens através do telefone (47) 3633-5673. Os materiais deverão ser entregues no galpão da autarquia, junto ao Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper.3
Não serão aceitos produtos danificados, sujos ou com alguma falha. O intuito é destinar materiais que atendam as necessidades dos beneficiados de maneira íntegra.