Banner CelularBanner PC

Abertura dos Jogos Escolares em Monte Castelo é marcada por emoção e homenagens

Abertura dos Jogos Escolares em Monte Castelo é marcada por emoção e homenagens

Na manhã desta segunda-feira (31), às 8h30, ocorreu a abertura da fase municipal dos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC) no Ginásio de Esportes da Escola Valentin Gonçalves Ribeiro, em Monte Castelo. O evento reuniu autoridades, professores, alunos e a comunidade escolar para celebrar o início das competições esportivas entre os estudantes do município.

Durante a cerimônia, o prefeito Sirineu Ratochinski fez um discurso emocionado ao relembrar um dos momentos mais trágicos da história educacional da cidade. Em sua fala, ele destacou a perda das diretoras das quatro escolas estaduais do município – Juscélia Weinert (Escola Valentin Gonçalves Ribeiro), Terezinha Machado Weng (Escola Manoel Ribeiro), Marilei Zadorosny Pelchebilski (Escola Pedro Gonçalves Ribeiro) e Juçara Marim (Escola Francisco Nicolau Fuck). Elas perderam a vida em um trágico acidente de trânsito quando se deslocavam para Mafra, no início do ano letivo, para uma reunião de trabalho na Coordenadoria Regional de Educação (CRÊ). O acidente comoveu toda a estrutura educacional de Santa Catarina.

Como forma de homenageá-las, o prefeito relembrou uma iniciativa de sua gestão em 2001, quando determinou a elaboração de projetos de reforma, adequação, ampliação e construção de ginásios de esportes em cada uma das escolas, nomeando os espaços esportivos em memória das educadoras.

“Agora, passados 20 anos, vamos solicitar novos projetos e buscar recursos junto ao Governo para reformar e revitalizar esses ginásios. Nosso objetivo é garantir que todos os alunos continuem usufruindo desses espaços para a prática esportiva, como acontece hoje com os Jogos Escolares”, afirmou Ratochinski.

O evento de abertura dos JESC seguiu com apresentações culturais e o início das competições, reforçando a importância do esporte no ambiente escolar e a valorização da memória das educadoras que tanto contribuíram para a educação do município.

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *