Ação promove o desenvolvimento sustentável
A Horta Comunitária do loteamento Alpestre vem sendo mantida com muito carinho e cuidado pela comunidade. Através do trabalho de plantio e cultivo de plantas, verduras e demais mudas, o projeto também visa promover a interação social entre os participantes.
Na última quinta-feira (4), o prefeito Antonio Tomazini esteve visitando o espaço, que inclusive está recebendo melhorias com uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social e Samae, através da implantação de blocos de meio-fio, que poderão ser utilizados para as divisórias dos canteiros da Horta. “Esses blocos são feitos na Usina de Processamento de Resíduos do Samae, ou seja, o lixo recolhido nas casas dos são-bentenses é transformado em diferentes tipos de materiais plásticos, como tijolos, tubos, pavers e meios. Este material pode ser utilizado em calçadas ou outras obras pelo município, como ocorreu recentemente no EcoParque do Samae e agora aqui, na Horta do Alpestre. É uma ação que promove o desenvolvimento sustentável do município”, destacou o prefeito.
Segundo o secretário de Assistência Social, Gilmar Pollum, o objetivo é dar todo o suporte necessário para os usuários das Hortas Comunitárias. “Estamos fornecendo novos equipamentos para auxiliar nos trabalhos dos voluntários, contribuindo também com a saúde de todos através deste trabalho social. Agradecemos ao Samae em nos auxiliar com este projeto, que também irá facilitar nos cuidados do espaço”, comentou.
No total, São Bento do Sul possui seis hortas que são cuidadas pelos participantes dos Centros de Referência (CRAS). Para participar, basta procurar a horta do bairro mais próxima, ou o CRAS para mais informações.
Confira o endereço de cada Horta:
- Horta do Bairro Centenário – Rua Augusto Wunderwald, nº2700
- Horta do Bairro Serra Alta – Rua Mathias Nossol, nº659
- Horta do Bairro Mato Preto – Rua Leo Franz, s/n
- Horta do Bairro Cruzeiro – Rua Monte Castelo, s/n
- Horta do Loteamento Alpestre – Rua Roberto Liebl, s/n